Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG capta mais de R$1 milhão em bolsas do CNPq

IFMG capta mais de R$1 milhão em bolsas do CNPq

Essa é a primeira vez que o IFMG consegue recursos do CNPq para pagamento de bolsas para os mestrados profissionais. A concessão das bolsas está prevista para setembro de 2023.
publicado: 09/08/2023 11h49, última modificação: 09/08/2023 11h49

Recentemente, os programas de mestrado profissional do IFMG ganharam um reforço financeiro no valor de R$ 1.248.000,00 que serão distribuídos em 15 bolsas, sendo 10 mestrado e cinco de doutorado. O recurso, proveniente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), representa um incentivo significativo aos estudantes, proporcionando suporte financeiro e a oportunidade de dedicação exclusiva aos estudos e às pesquisas desenvolvidas nos programas de mestrado profissional e doutorado do IFMG.  A concessão das bolsas está prevista para setembro de 2023.

As bolsas serão igualmente distribuídas aos quatro programas de mestrado profissional: em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT); em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (MPSTA); em Administração (PPGA-IFMG) e em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO). Segundo o Diretor de Pós-Graduação, Tiago Simão Ferreira, “para as bolsas de doutorado, a Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPPG) será responsável pela gestão e destinará aos servidores doutorandos que se enquadrem no projeto de desenvolvimento institucional proposto pelo edital. Já em relação ao mestrado, o colegiado de cada programa terá a missão de definir as regras de seleção de projetos e bolsistas”.

Valor da bolsa - Modalidade Mestrado (GM): Bolsa de R$2.100 - Vigência: 24 meses.
Valor da bolsa - Modalidade Doutorado (GD): Bolsa de R$3.100,00 - Vigência: 48 meses.

Marco inédito: mais de R$600 mil para os programas de mestrado do IFMG

Pelo Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG), o CNPq investirá, através da chamada pública 69/2022, R$129 milhões nas 72 propostas foram aprovadas pelo no fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação de excelência em todo o país. Entre as instituições contempladas, o IFMG alcança um marco significativo e inédito ao conseguir R$672 mil em bolsas para o mestrado.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPPG), Fernando Braga, essa é a primeira vez que o IFMG consegue recursos oriundos do CNPq para pagamento de bolsas para os mestrados. “Essa conquista é de extrema importância para a instituição e, principalmente, no âmbito da pós-graduação, pois representa um reconhecimento do trabalho realizado e um investimento na formação acadêmica e científica dos estudantes”, ressaltou.

A obtenção dessas bolsas do CNPq acontece em um momento oportuno, em que tanto a CAPES quanto o CNPq flexibilizaram as normas referentes ao acúmulo de bolsas com vínculo empregatício. “Essa flexibilização é essencial para incentivar a participação de profissionais que atuam no mercado de trabalho nos programas de mestrado do IFMG, permitindo que eles recebam bolsas de fomento para financiar seus estudos sem abdicar de suas atividades profissionais ou se preocupar com questões financeiras.  Isso fortalece a interação entre academia e setor produtivo, promovendo uma troca de conhecimentos e experiências enriquecedoras para ambos os lados”, explicou Simão.

Saiba mais

Clique Aqui | Resultado final da Chamada CNPq 69/2022 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) - Mestrado e Doutorado - 2022

Clique Aqui | Conheça os Programas de Pós-Graduação (lato sensu e stricto sensu) do IFMG

Clique Aqui | CAPES flexibiliza norma sobre acúmulo de bolsas e atividades remuneradas