Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG inaugura laboratório de inovação colaborativo itinerante

IFMG inaugura laboratório de inovação colaborativo itinerante

Laboratório móvel levará ferramentas e recursos de última geração, à diversos lugares de Minas Gerais, para o desenvolvimento de produtos e processos.
publicado: 10/05/2022 14h47, última modificação: 10/05/2022 16h10

Foi inaugurado, na última sexta-feira, dia 6 de maio, o Laboratório de Inovação Colaborativo (LIC) do IFMG, um espaço móvel e itinerante que irá percorrer todos os campi da instituição promovendo a criatividade, a colaboração, a experimentação e, principalmente, a inovação.

O caminhão-laboratório conta com impressora 3D, máquina de corte a laser, lousa interativa, kit arduíno, notebooks, óculos de realidade virtual, filmadora, drone, iPads, Smart TV, projeto de tela, além de mobiliário como mesas e cadeiras para favorecer o ambiente colaborativo e acessibilidade para os usuários com mobilidade reduzida. O espaço também pode ser utilizado como ambiente para palestras, workshops e ainda é possível utilizá-lo para criar protótipos ou até mesmo fazer experimentos na área de inovação.

Segundo o reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória, é preciso estar à frente na transformação da sociedade e contribuir com as mudanças do Estado. “Estamos vivendo um momento de intensa transformação. E o laboratório chega como um instrumento de transformação social, potencialização do ambiente participativo de aprendizagem na comunidade, além de fortalecer o ecossistema de inovação”, defendeu.

O laboratório será administrado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Segundo o coordenador e idealizador do projeto, Edilson Nolaço, o investimento foi de R$ 824.571,00, com financiamento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). “O projeto precisou ficou suspenso em função da pandemia, mas já está disponível com equipamentos de última geração para que professores e estudantes iniciem seus projetos e vejam os resultados na prática”, ressaltou.

Neste momento, o LIC ficará disponível aos estudantes dos campi Santa Luzia, Ribeirão das Neves e Betim por um período de três meses em cada localidade. A partir disso, o calendário de agendamento será aberto para outras instituições mineiras.

Sobre o Laboratório de Inovação Colaborativo (LIC)

O Laboratório de Inovação Colaborativo - LIC Móvel contribuirá para a disseminação da ciência, da tecnologia e do empreendedorismo, levando ferramentas e recursos de última geração à diversas regiões do Estado de Minas Gerais. Permitirá ainda, aos Institutos Federais de Minas Gerais, desenvolverem parcerias com investidores para o desenvolvimento de produtos e processos que atendam às necessidades das comunidades e dos arranjos produtivos locais, além de permitir ações educativas em áreas remotas do Estado de Minas Gerais.