Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG irá selecionar ações de combate a Covid-19

IFMG irá selecionar ações de combate a Covid-19

publicado: 17/04/2020 10h13, última modificação: 17/04/2020 10h17

O IFMG irá selecionar projetos com ações emergenciais de combate à Covid-19. Os projetos selecionados vão compor uma proposta que será avaliada em âmbito nacional pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), com o objetivo de apoiar financeiramente a execução de atividades de pesquisa e/ou extensão tecnológica.

As inscrições devem ser feitas até 22 de abril. As propostas referentes à pandemia devem envolver soluções inovadoras para a produção de equipamentos e dispositivos para tratamento e diagnóstico; de tecnologias para a melhoria dos serviços do SUS; e de tecnologias inovadoras para solucionar uma série de dificuldades como: acesso à alimentos, isolamento social, problemas emocionais e educação online. Vale destacar que a seleção não tem por objetivo a disponibilização de recursos para a produção de álcool, máscaras, protetores faciais e sabão.

Os projetos serão avaliadas e classificadas, quanto ao mérito técnico-científico, viabilidade econômica e sua adequação orçamentária. São até quatro projetos internos do IFMG que vão compor uma proposta institucional, totalizando até 1 milhão de reais, financiados com recursos via TED disponibilizado pelo Conif/Setec.  Nossa proposta pode chegar a 1 milhão de reais e a Setec vai distribuir 6.5 milhões no total. .

Submissão das Propostas

As propostas deverão ser apresentadas sob a forma de projeto de pesquisa ou de extensão, desenvolvimento e inovação. Devem ser encaminhadas, pelo coordenador do projeto, à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, pelo e-mail prppg@ifmg.edu.br com o título “PROPOSTA CHAMADA INTERNA IFMG CONTRA O COVID-19”.

Para a submissão, é necessário enviar projeto identificado, currículo Lattes atualizado do coordenador e formulário de pontuação de títulos. Os interessados deverão formar uma equipe de trabalho e definir qual será a estrutura do projeto, considerando a função e as responsabilidades dos membros: coordenador do projeto, colaborador e estudante.

Cada servidor do IFMG pode submeter quantas propostas desejar, sendo que o documento deverá conter identificação, resumo, objetivos e metas, justificativa, produto a ser entregue, coordenador e equipe, memorial acadêmico, orçamento detalhado, cronograma de execução, e resultados e impactos esperados. Os projetos devem prever a entrega de produtos, serviços ou processos inovadores de acordo com os prazos estabelecidos.

Serão disponibilizadas bolsas, as quais serão pagas pelo período máximo de quatro meses a contar da data de liberação do recurso. Cada projeto poderá vincular o pagamento de bolsas para até dois estudantes.

Confira o cronograma:

Submissão de Propostas 16/04/2020 a 22/04/2020
Avaliação 23/04/2020 a 24/04/2020
Resultado Final 24/04/2020
Desenvolvimento do Projeto 16/05/2020 a 16/09/2020
Entrega do Relatório Final Até 30/09/2020
Prestação de Contas Até 30/10/2020

Edital nº 15/2020

Anexo 01 - Modelo de Porposta

Anexo 02 - Avaliação Currículo Lattes

Fonte: Texto adaptado de matéria originalmente publicada em www.ifmg.edu.br.