Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG mantém bons resultados

IFMG mantém bons resultados

Dados da Plataforma Nilo Peçanha, referentes a 2020, mostram que o IFMG permanece com índices acima da média nacional em diversos quesitos analisados apesar do cenário atípico.
publicado: 22/11/2021 10h16, última modificação: 22/11/2021 10h16

Mais de 24 mil matrículas ativas, sendo 10,5 mil de ingressantes em 2020. Quase 34 mil candidatos inscritos para as 10,9 mil vagas ofertadas no período em 176 cursos. Esses são alguns números do IFMG na Plataforma Nilo Peçanha (PNP) 2021, ano de referência 2020, disponibilizados recentemente pelo Ministério da Educação. O IFMG também apresentou resultados melhores do que a média nacional em índices como evasão, verticalização nos eixos de ensino e eficiência acadêmica.

A PNP 2021 apresenta 20 indicadores que servem de base, inclusive, para o relatório de gestão do Tribunal de Contas da União (TCU), uma vez que a plataforma é censitária e também orçamentária. Podem ser visualizadas informações sobre número de cursos e turmas ofertadas, alunos, servidores, relação entre orçamento e número de estudantes/docentes, entre outras. Os dados que alimentam a PNP são fornecidos pelas próprias instituições de ensino, a partir do que é inserido no Sistec (um sistema que reúne informações gerais de todos os alunos e cursos, incluindo os ciclos de matrícula e acompanhamento do status de cada estudante).

Vale a pena destacar!

O índice de eficiência acadêmica, por exemplo, considera três outros indicadores: percentual de concluintes, de evasão e de retenção no ciclo avaliado, ou seja, quem efetivamente começou e terminou os estudos no Instituto. Neste quesito, o IFMG alcançou, em 2021, aproximadamente 60%, ficando 4 pontos percentuais acima da média nacional, embora tenha caído 4% em relação ao seu próprio resultado de 2020.

O indicador de evasão de 2021, por sua vez, foi de 6%, enquanto em 2020 havia alcançado 16%. A coordenadora de Legislação e Normas de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFMG, Denise Santana, adverte que a situação ocasionada pela pandemia dificulta a avaliação imediata de alguns resultados. "O ano de 2020 foi totalmente atípico e houve muitas mudanças nos calendários, por exemplo, então, é preciso olharmos com cautela", avalia.

Outro ponto em que o IFMG supera a média nacional diz respeito à verticalização. "Esse índice, incluído recentemente, aponta para um dos pilares dos Institutos Federais, pois mostra a oferta de vagas nas quatro modalidades de ensino dentro de um mesmo eixo", explica Denise Santana. O Instituto atingiu, globalmente, quase 20% de verticalização, enquanto a média nacional é de 12%. Vários campi alcançaram 36,5% em alguns eixos.

PNP é um ambiente virtual que reúne informações acadêmicas e de gestão alcançadas pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Acesse: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2021.html