Notícias
IFMG é presença na 5ª Semana Nacional da EPT
O IFMG está presente na 5ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, realizada entre os dias 7 e 9 de outubro, em Brasília (DF). Com o tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”, o evento conta com a participação de 63 instituições do país e 1.434 expositores de pesquisas. Em 2025, a SNEPT ocorre juntamente com o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria (Curicaca), promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Abertura
A abertura, no dia 7, contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, que ressaltou a apresentação de mais de 400 projetos na SNEPT: “aqui está sendo exposto o que é destaque em ciência, inovação e tecnologia. É o momento de fortalecer a relação entre educação, sociedade civil e setor produtivo”, afirma.
Para o reitor do IFMG, Rafael Bastos, a presença no evento reforça a extensa representatividade do IFMG. “Os projetos mostram um pouco do trabalho que é feito nos campi. Estamos dando ênfase à regionalidade e aos arranjos produtivos locais. Nesta edição, além dos projetos associados à sustentabilidade, à robótica e outras temáticas importantes, estamos com o estande do queijo”, explica. Bastos enfatiza, ainda, a relevância do comparecimento de alunos e servidores ao evento, como “os grandes protagonistas do processo”, acrescenta.
Mostra Tecnológica
No âmbito do IFMG, são 12 projetos participantes com representantes dos campi Arcos, Bambuí, Betim, Formiga, Ibirité, Ouro Preto e Sabará. É a segunda maior delegação entre instituições de ensino no evento.
A Mostra Tecnológica integra a programação da 5ª SNEPT, por meio da qual são exibidos produtos, protótipos e processos inovadores provenientes de Ensino, Pesquisa, Extensão aptos a culminar com ativos de propriedade intelectual, industrial, registros de softwares e/ou patentes.
Para a coordenadora-geral da equipe do IFMG, Camila Cristina Pereira, “o processo traz, em primeiro lugar, a interseção do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Além disso, é interessante para trabalharmos os produtos tecnológicos na pesquisa aplicada: uma forma de abordar a ciência no contexto do dia-a-dia. E isso está diretamente relacionado à atual política do IFMG”, explica a servidora da Pró-Reitoria de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação (PRIPPG).
Confira os projetos:
- Smart Sort - Desenvolvimento de um sistema automatizado para seleção inteligente de resíduos"
Campus Arcos | Orientador: Marcos Paulo | Estudante: Breno Vilela
- “Desenvolvimento de repelente natural com propriedades cicatrizantes à base de Aloe vera e Syzygium aromaticum”
Campus Bambuí | Orientadora: Ana Cardoso | Estudante: Franciele Santos
- “Rastreabilidade inteligente: inovação na certificação do queijo Minas artesanal com visão computacional”
Campus Bambuí | Orientador: Calebe Júnior | Estudante: Marçal Moreira
- “Programa de equoterapia”
Campus Bambuí | Orientador: Marcos Cardoso | Estudantes: Sávio Lima e Leidiane Pinto
- “Experimentoteca”
Campus Betim | Orientador: Esdras Alves | Estudantes: Nathalia Pocceschi e Maria Messias
- “Desenvolvimento de um kit educacional voltado a projetos eletrônicos para implementação de protótipos em IoT, Robótica e Automação”
Campus Betim | Orientadora: Michelle Santos | Estudante: Lucas Brandão
- “Desenvolvimento de modelos didáticos para o ensino de energias renováveis”
Campus Formiga | Orientador: Lucas Meloni | Estudantes: Carlos Eduardo Pereira e Daniel Costa
- “Clube de robótica 2024 – Robótica educacional, competências e aprendizado”
Campus Ibirité | Orientador: Diogo Souza | Estudante: Lorena Silva
- “Desmatamento Zero 2030 – Estudo da dinâmica do ciclo da água e do carbono em florestas tropicais”
Campus Ouro Preto | Orientador: Luciano Miguel Santos | Estudante: Daliana Silva
- “Smart Pills – Sistema inteligente de gestão de medicamentos”
Campus Ouro Preto | Orientadora: Sílvia Grasiella Almeida | Estudante: Maria Luiza Teixeira
- “Saneamento participativo: proteção à saúde e geração de trabalho e renda em comunidades rurais do distrito de Cachoeira do Brumado, município de Mariana-MG”
Campus Ouro Preto | Orientador: Luciano Miguel Santos | Estudantes: Iasmin Carvalho e Cinara Rodrigues
- “Desenvolvimento de um aplicativo para segurança de mulheres em risco de violência doméstica em Sabará (MG)”
Campus Sabará | Orientador: Carlos Silva | Estudante: João Pedro Santos

"IFMG na rota do queijo"
Em parceria com o IF Sul de Minas e produtores locais, o IFMG participa da mostra “Saberes e Sabores da Educação”, com o estande temático “IFMG na rota do queijo: do Serro à Canastra”. O diretor de Desenvolvimento Institucional, Wilson Costa, explica que "o projeto institucional envolveu os campi agrícolas e mais de 20 produtores das regiões para valorizar a cultura mineira e a produção do queijo artesanal. É uma oportunidade grandiosa para nossos estudantes e servidores", esclarece.



