Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG promove encontro sobre prevenção e enfrentamento do assédio e da discriminação
conteúdo

Notícias

IFMG promove encontro sobre prevenção e enfrentamento do assédio e da discriminação

Capacitação, que será realizada no dia 3 de novembro, visa fornecer ferramentas para fortalecer um ambiente ético, seguro e livre de assédio e discriminação.
publicado: 31/10/2025 10h47, última modificação: 31/10/2025 10h49

Com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção e enfrentamento do assédio e da discriminação no âmbito institucional, o IFMG promove, nesta segunda-feira, 3 de novembro, evento com foco na prevenção e no enfrentamento do assédio e da discriminação. A proposta é reforçar o papel dos gestores na construção de um ambiente institucional ético, seguro e respeitoso.

A formação será ofertada nos formatos presencial e virtual, ampliando o acesso e a participação da comunidade interna. Os temas abordados são fundamentais para o aprimoramento da gestão institucional, e a condução do encontro contará com a participação da Procuradora Federal, Ingrid Pequeno Sá Girão, atualmente atuando como Procuradora-Chefe Adjunta da Procuradoria Federal junto ao IFCE.  

9h às 11h30 - Reunião com Gestores
Atividade "Prevenção e enfrentamento do assédio e da discriminação: papel e responsabilidade dos gestores” é direcionada aos diretores-gerais dos campi, seus substitutos e pró-reitores, e será realizada de forma presencial, na sala do Colégio de Dirigentes do IFMG. 
Clique Aqui | Inscrição presencial
Clique Aqui | Inscrição remota

14h00 às 16h30 -  Servidores do IFMG
“Capacitação sobre Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação”
Clique Aqui | Inscrição presencial
Clique Aqui | Inscrição remota

Durante a palestra com os gestores, serão discutidos aspectos centrais como a atuação do gestor frente à legislação vigente; as medidas administrativas cabíveis em casos de assédio e discriminação; o acolhimento adequado às vítimas; e a importância da documentação e da rastreabilidade das ações.

O evento é uma iniciativa conjunta da Auditoria, Corregedoria, Ouvidoria e Diretoria de Normas e Integridade do IFMG, em parceria com a Procuradoria Federal do IFMG. Segundo a organização, o encontro reforça o compromisso da insituição com um ambiente de trabalho ético, respeitoso e acolhedor. “A prevenção e o enfrentamento dessas situações passam, necessariamente, pela atuação consciente e responsável dos gestores. É papel de cada liderança institucional garantir que as práticas estejam alinhadas aos valores de integridade e respeito”, destacam. 

Ingrid Pequeno Sá Girão é Procuradora Federal desde 2007, instrutora da Escola da Advocacia-Geral da União e professora. Atua como membro do Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio da Procuradoria-Geral Federal (PGF/AGU), programa que coordenou até o ano de 2024. É pós-graduada em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduada em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera (Uniderp) e possui Master em Gestão e Seguridade Social pela Universidade de Alcalá (Espanha), OISS. 

Acompanhe a capacitação ao vivo