Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG realiza V Semana da Consciência Negra
conteúdo

Notícias

IFMG realiza V Semana da Consciência Negra

Gratuito e aberto ao público, o evento que será realizado nos dias 18 e 19 de novembro conta com uma programação diversa que reúne palestras, debates, oficinas e atividades culturais.
publicado: 13/11/2025 22h05, última modificação: 14/11/2025 09h04

Nos dias 18 e 19 de novembro, o IFMG Campus Ouro Branco realizará a Semana da Consciência Negra que, neste ano, tem como tema "15 anos do Estatuto da Igualdade Racial: desafios das políticas antirracistas". A programação inclui palestras, oficinas, atividades culturais e outras atividades que serão realizadas no Campus Ouro Branco. O evento é aberto ao público e gratuito. 

De acordo com professor Aurélio Alves Ferreira, que compõe a equipe de organizadores do evento, a Semana da Consciência Negra precisa ser caracterizada, sobretudo, como um evento de combate ao racismo e de valorização da interculturalidade. "A data precisa ser marcada pela nossa busca incessante por transformar a sociedade a partir do diálogo, da compreensão e relação entre conhecimentos e saberes diferentes, do respeito ao diferente.  Além de evidenciar o combate ao racismo, visamos evidenciar uma educação antirracista que deve e precisa ser construída ao longo da nossa prática pedagógica", defendem.

Semana Integrada da Consciência Negra no IFMG: Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é uma importante data para a resistência e valorização da cultura negra no Brasil, e, em comemoração a essa data, o IFMG promove, anualmente, a Semana Integrada da Consciência Negra. Este ano, em sua quarta edição, o encontro tem como tema “Territórios, Saberes, Ancestralidade e Tecnologias Sociais: experiências negras na e da Educação”. A programação acontece em vários campi e inclui atividades diversificadas que buscam valorizar a identidade, a cultura e a história afro-brasileira, contribuindo com a luta contra a desigualdade e a discriminação e com a promoção de uma educação antirracista.

Acesse a programação e inscreva-se!