Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Início das aulas dos cursos técnicos e de graduação no Campus Ouro Branco

Início das aulas dos cursos técnicos e de graduação no Campus Ouro Branco

publicado: 22/04/2021 15h01, última modificação: 29/04/2021 14h11

A partir de maio, terão início o ano e o semestre letivo de 2021 dos cursos técnicos e de graduação no IFMG Campus Ouro Branco. As aulas serão realizadas de forma remota uma vez que as atividades presenciais ainda se mantêm suspensas como medida de prevenção da pandemia de Covid-19.

REUNIÕES REAGENDADAS (ERRATA): No dia 28 de abril, às 19 horas, será realizada uma reunião com alunos e pais ou responsáveis dos alunos dos Cursos Técnicos Integrados em Administração, Informática e Metalurgia. Já no dia 29 de abril, às 19 horas, a reunião será com os alunos do Cursos Técnico Subsequente em Metalurgia e dos Cursos de Graduação em Administração, Engenharia Metalúrgica, Pedagogia e Sistemas de Informação. As reuniões serão transmitidas pelo canal do IFMG Campus Ouro Branco no Youtube.

Entre os dias 3 e 7 de maio, será realizada uma semana de ambientação com palestras, apresentações dos cursos, orientações sobre o uso das plataformas, entre outros (a programação será enviada em breve). As aulas dos alunos calouros e veteranos terão início no dia 10 de maio.

Acesse aqui os Calendários Acadêmicos de 2021 e os horários de cada curso.

Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem

A plataforma adotada pelo Campus Ouro Branco é o Moodle, ferramenta de ensino virtual oficial do IFMG. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) terá salas para todas as disciplinas ofertadas em 2021 e será utilizado tanto para disponibilização dos Planos de Ensino do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e materiais didáticos quanto para a comunicação oficial entre docentes e discentes, por meio de fóruns ou recursos equivalentes, permitindo o compartilhamento das informações com toda a turma, sem a necessidade de que todos os alunos estejam online no mesmo instante. Para a realização das atividades síncronas, sugere-se o uso do Microsoft Teams.

Para o acesso às plataformas, foi criado um e-mail acadêmico institucional da Microsoft para todos os alunos. O e-mail segue o seguinte padrão: número do Registo Acadêmico do aluno com sete dígitos + “@academico.ifmg.edu.br” (exemplo: 0123456@academico.ifmg.edu.br). O novo e-mail institucional também dá acesso a um pacote de ferramentas digitais como programas de Word, Excel e PowerPoint, bloco de anotações (OneNote), espaço para armazenamento de arquivos na nuvem (OneDrive) e outros aplicativos educacionais. As ferramentas podem ser usadas online, por computador, notebook, celular ou tablet pelo site www.office.com.

O acesso ao Moodle deve ser realizado pelo link https://ead.ifmg.edu.br/ourobranco, utilizando o o mesmo login de acesso ao portal MEUIFMG (número do Registro Acadêmico). Caso tenha problemas no acesso às plataformas e precise de suporte, envie um e-mail para ere.ourobranco@ifmg.edu.br. Aqueles alunos que quiserem poderão direcionar o novo e-mail institucional criado para a caixa de e-mail já utilizam atualmente, evitando a necessidade de acesso a mais de um e-mail.

O Ensino Remoto Emergencial (ERE) se destina a todos os estudantes dos Cursos Técnicos, nas modalidades Integrado e Subsequente, e de Graduação contando com atividades síncronas e assíncronas. As atividades síncronas são atividades realizadas online, em tempo real, com a participação simultânea dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, docentes e discentes. Já as atividades assíncronas são atividades realizadas em tempos diferentes, não sendo obrigatória a participação simultânea dos envolvidos, ou seja, docentes e alunos não precisam estar reunidos no mesmo espaço e ao mesmo tempo – o que significa uma maior flexibilidade no acompanhamento e na realização dos estudos.

Curso de Treinamento no Moodle: Está disponível para todos os alunos do IFMG Campus Ouro Branco, o treinamento do Moodle, plataforma de ensino virtual oficial que será utilizada durante o período do Ensino Remoto Emergencial. O curso foi elaborado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e visa qualificar os discentes no uso do ambiente virtual de Aprendizagem Moodle. É fundamental que os alunos façam o curso uma vez que todas as atividades oferecidas pela instituição serão por meio da plataforma. Clique aqui para acessar o curso que conta com quatro módulos, totalizando 20 horas, e está disponível online.

Entrega de livros didáticos

Será realizada o recebimento e a entrega dos livros didáticos que deverão ser utilizados ao longo do ano letivo para os alunos dos Cursos Técnicos Integrados em Administração, Informática e Metalurgia de acordo com a programação:

• 27 e 28 de abril
    • Recebimento dos livros didáticos dos alunos dos 2º anos aprovados em 2020
    • Entrega dos livros didáticos para os alunos que estão nos 3º anos (2021)
  • 3 e 4 de maio
    • Recebimento dos livros didáticos dos alunos dos 1º anos aprovados em 2020
    • Entrega dos livros didáticos para os alunos dos 2º anos (2021)
  • 05 e 06 de maio
    • Empréstimo de livros didáticos para alunos ingressantes dos 1º anos (2021)

O recebimento e as entregas dos materiais serão realizadas no Campus Ouro Branco de 9h30 às 12h30 e de 14h30 às 17h30. Em caso de dúvida, entre em contato pelos e-mails: suelem.alves@ifmg.edu.br ou gracielle.paixao@ifmg.edu.br. Caso o responsável pela entrega apresente suspeita ou sintomas de Covid-19, não deverá comparecer ao campus e deverá entrar em contato pelo e-mail.

Importante: O recebimento destes materiais será realizado apenas nestes dias. Em outros dias e horários não haverá atendimento na instituição uma vez que as atividades presenciais estão suspensas, sendo realizadas remotamente, em função da pandemia de Covid-19. O acesso ao Campus Ouro Branco está restrito sendo necessário o agendamento prévio e autorização de outros setores.