Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência

Inscrições abertas para o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência

publicado: 02/07/2020 08h15, última modificação: 02/09/2020 07h31

Estão abertas, até o dia 10 de julho, as inscrições para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), destinado aos alunos do curso de Graduação em Pedagogia do IFMG Campus Ouro Branco.

O programa visa, entre outros objetivos, aprimorar a formação dos futuros docentes promovendo a integração entre a Educação Superior e Educação Básica. Permite a participação dos licenciandos em experiências metodológicas e práticas docentes nas escolas locais da rede pública de educação, articuladas às construções teóricas debatidas no curso de licenciatura.

Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário de inscrição e enviar para pibid.ourobranco@ifmg.edu.br, juntamente com a documentação prevista. A seleção dos candidatos será realizada mediante realização de prova dissertativa (etapa eliminatória) e apreciação da carta de motivação escrita pelo candidato (etapa classificatória).

Os candidatos devem estar regularmente matriculados e frequentando o curso de licenciatura na área do subprojeto, não ter concluído mais de 60% da carga horária regimental do curso e ter, pelo menos, 32 (trinta e duas) horas mensais para dedicação às atividades do PIBID.

Ao todo, serão selecionados 30 candidatos à bolsas de iniciação à docência do curso de Graduação em Pedagogia, subárea Alfabetização, para o Cadastro de Reserva. As bolsas, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), serão concedidas, mensalmente, pelo MEC/CAPES, com previsão de início em agosto de 2020 e duração máxima de 18 meses.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), mantido pela Secretaria de Educação Superior (SESu), a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Classificação Final | Cadastro de Reserva - Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) 2020 (NOVO - 06/08/20)

Resultado Final - Edital 011/2020 - Bolsas de Iniciação à Docência (NOVO - 23/07/20)

Resultado Preliminar - Edital 011/2020 - Bolsas de Iniciação à Docência (17/07/20)

Inscrições Homologadas - Edital 011/2020 - Bolsas de Iniciação à Docência (11/07/20)