Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa

publicado: 22/03/2021 09h00, última modificação: 31/03/2021 17h02

Estão abertas as inscrições para a seleção de projetos do Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa do IFMG que visa fomentar o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico por meio da iniciação à pesquisa.

Podem concorrer tanto projetos de pesquisa básica quanto aplicada, apresentados por servidores do quadro permanente da instituição, professores substitutos, visitantes ou servidores em colaboração técnica. A inscrição deverá ser feita até o dia 7 de maio pelo endereço https://suap.ifmg.edu.br.

O edital unificado conta com a adesão de 11 campi e está aberto à participação de todas as unidades do IFMG. O processo seletivo será composto por três etapas: pré-seleção (eliminatória), projeto de pesquisa (eliminatória e classificatória) e avaliação do currículo lattes (classificatória). Os projetos terão a duração de até 12 meses.

Para submeter projetos, é necessário estar cadastrado como avaliador no módulo “Pesquisa” do SUAP. Os projetos devem ser enviados pelo coordenador que precisa ter o currículo lattes atualizado nos últimos dois meses.

Estão disponíveis, as seguintes modalidades de bolsas:

Bolsa Pibic: aluno regularmente matriculado a partir do segundo período (final do primeiro ano) do curso superior, não pode possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa ou de extensão.

Bolsa Pibiti: aluno regularmente matriculado a partir do segundo período (final do primeiro ano) do curso superior, não pode possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa ou de extensão.

Bolsa Pibic Jr./Pibic Em.: aluno regularmente matriculado no segundo ou terceiro ano do ensino médio, não pode possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa ou de extensão.

Bolsa Pibitec: aluno regularmente matriculado em curso técnico na modalidade subsequente e não pode possuir bolsa de pesquisa ou de extensão.

Bolsa AP-NS: estudante matriculado em curso de pós-graduação lato senso ou stricto sensu.

Edital 15/2021 - Programa Institucional de Fomento à Bolsas de Pesquisa 2021