Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para projetos de ensino

Inscrições abertas para projetos de ensino

Servidores do IFMG, professores e técnicos administrativos, podem submeter propostas para o Programa Institucional de Bolsas de Ensino (Piben) 2023 até o dia 22 de março.
publicado: 13/03/2023 11h41, última modificação: 13/03/2023 11h45

Estão abertas, até o dia 22 de março, o período de inscrição para submeter projetos de ensino junto ao Programa Institucional de Bolsas de Ensino (Piben) 2023. Os projetos devem ser desenvolvidos sob a responsabilidade e orientação de docente ou técnico administrativo, podendo ser executados no âmbito do campus ou de forma multicampi.

Projetos de ensino são atividades temporárias, desenvolvidas em momentos distintos daqueles destinados à carga horária regular das disciplinas dos cursos, que visam à reflexão e à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem nos cursos do IFMG. A inscrição, com o envio da proposta, é realizada por meio de formulário eletrônico (clique aqui) pelo coordenador do projeto.

Neste ano, serão contempladas sete áreas temáticas:

1. Desordem informacional: processos de disseminação de notícias falsas, a construção de bolhas virtuais;
  2. Democracia e direitos fundamentais: defesa dos Direitos Humanos e garantias fundamentais na escola e na sociedade, reafirmando o respeito às diferenças;
  3. O desafio da sustentabilidade: propostas para compreensão de como minimizar os efeitos da mudança climática no planeta;
  4. Avaliação escolar: reflexos na formação do estudante;
  5. Metodologias de ensino-aprendizagem: estudo e aplicação na Educação Profissional;
  6. Ensino híbrido: aplicações e possibilidades na educação profissional;
  7. Ações multidisciplinares focadas na preparação para o Enem.

Ao todo, o IFMG está disponibilizando até R$150 mil para serem destinados aos projetos aprovados. Serão concedidas até 10 bolsas por projeto com de 10h de atividades semanais. As bolsas terão duração máxima de sete meses, ou seja, as atividades deverão ser executadas entre maio e novembro de 2023. As bolsas são classificadas em dois tipos: Piben para estudantes de graduação no valor de R$ 385,00 e Piben-Jr para estudantes de cursos técnicos no valor de R$ 280,00.

Para saber mais, acesse mais informações.

Inscreva-se!

Retificação nº 01 | Edital 15/2023 - Seleção de projetos de ensino no Programa Institucional de Bolsas de Ensino - PIBEN e PIBEN Jr do IFMG

Retificação nº 02 | Edital 15/2023 - Seleção de projetos de ensino no Programa Institucional de Bolsas de Ensino - PIBEN e PIBEN Jr do IFMG