Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições de projetos no Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa

Podem participar servidores de todas as unidades do IFMG e os projetos de pesquisa poderão ser inscritos para a seleção até o dia 28 de março.
publicado: 11/02/2022 14h32, última modificação: 30/11/2023 17h39

Foram prorrogadas, até o dia 28 de março, as inscrições para a seleção de projetos do Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa do IFMG que visa fomentar o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico e a iniciação à pesquisa. Neste ano, mais de R$400 mil serão destinados para custear bolsas de pesquisa e a aquisição de itens de custeio.

Podem concorrer tanto projetos de pesquisa básica quanto aplicada apresentados por servidores do quadro permanente do IFMG, professores substitutos, visitantes ou servidores em colaboração técnica de todas as unidades da instituição. Os projetos devem ser enviados pelo coordenador que precisa ter o currículo lattes atualizado e estar cadastrado como avaliador no módulo "Pesquisa” do SUAP.

As inscrições devem ser feitas pelo SUAP (suap.ifmg.edu.br). O processo seletivo será composto por três etapas: pré-seleção (eliminatória), avaliação do projeto de pesquisa (eliminatória e classificatória) e análise do currículo lattes (classificatória). Os projetos terão a duração de até 12 meses e poderão prever atividades de estudantes bolsistas e voluntários. Confira as modalidades de bolsas disponíveis, sendo que os valores variam de acordo com a modalidade e a carga horária:

- Bolsa PIBIC-JR/PIBIC-EM: aluno regularmente matriculado no Ensino Médio e sem vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa ou de extensão, com exceção de bolsas de agências de fomento que permitam o acúmulo.

- Bolsa PIBITEC: aluno regularmente matriculado em curso técnico na modalidade subsequente. É permitido manter vínculo empregatício desde que não haja prejuízo para as atividades previstas no seu plano de trabalho.

- Bolsa PIBIC: aluno regularmente matriculado em curso superior. Não pode possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa ou de extensão, com exceção de bolsas de agências de fomento que permitam o acúmulo.

- Bolsa PIBITI: aluno regularmente matriculado no curso superior. Será permitido manter vínculo empregatício desde que não haja prejuízo para as atividades previstas no seu plano de trabalho.

- Bolsa AP-NS: estudante matriculado em curso de Pós-graduação lato senso ou stricto sensu.

Edital 013/2022 - Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa

Edital 013/2022 - Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa | Retificação 01

Anexos do Edital 013/22 - Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa