Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prorrogadas as inscrições no Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa

O prazo para submissão de projetos de pesquisa por servidores de todas as unidades do IFMG foi prorrogado até o dia 5 de dezembro. Os projetos podem ter duração de até 12 meses e prever atividades de estudantes bolsistas e voluntários.
publicado: 19/10/2022 17h20, última modificação: 25/11/2022 15h24

Foram prorrogadas, até o dia 5 de dezembro, as inscrições para a seleção de projetos pelo Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa do IFMG que visa fomentar o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico e a iniciação à pesquisa. A previsão de início dos projetos é para março de 2023.

Poderão ser submetidos projetos de pesquisa básica ou aplicada apresentados por servidores do quadro permanente do IFMG, professores substitutos, visitantes ou servidores em colaboração técnica de todas as unidades da instituição. Os projetos devem ser enviados pelo coordenador que precisa ter o currículo lattes atualizado e estar cadastrado como avaliador no módulo "Pesquisa” do SUAP. Não há limites para o número de projetos a ser enviado por cada servidor.

As inscrições devem ser feitas pelo SUAP (suap.ifmg.edu.br). O processo seletivo será composto por três etapas: pré-seleção (eliminatória), avaliação do projeto de pesquisa (eliminatória e classificatória) e análise do currículo lattes (classificatória). Os projetos podem ter duração de até 12 meses e prever atividades de estudantes bolsistas e voluntários. Neste ano, mais de R$550 mil serão destinados para custear bolsas de pesquisa e a aquisição de itens de custeio, oriundos do orçamento próprio dos Campi, da Reitoria do IFMG e de agências externas de fomento.

Sobre as bolsas de pesquisa

Neste ano, estão previstas duas linhas de pesquisa para bolsas que visam ampliar o acesso e a integração dos estudantes beneficiários de políticas de ações afirmativas à cultura científica, bem como fortalecer a política de ação afirmativa existente na instituição.

• Linha A: Programa Institucional de Bolsas de Pesquisa nas Ações Afirmativas (Af) - destinado, exclusivamente, a estudantes dos cursos técnico e de graduação que ingressaram no IFMG por meio do Sistema de Reserva de Vagas;
  • Linha B: Programa Institucional de Bolsas de Pesquisa - destinado a estudantes dos cursos do IFMG independente da forma de ingresso.

O valor total em bolsas não pode ultrapassar R$6.600,00. A duração das bolsas também podem ser divididas em quatro (exclusivamente para pós-graduação), seis, nove e 12 meses. Confira as modalidades de bolsas disponíveis, sendo que os valores variam de acordo com a modalidade e a carga horária:

• PIBIC-Jr/PIBIC-EM - O aluno deverá estar matriculado no ensino médio, não pode possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa ou de extensão, com exceção de bolsas de agências de fomento que permitam o acúmulo | Carga horária: 10 horas | Valor mensal: R$ 200,00.
  • PIBITec - O aluno deverá estar, regularmente, matriculado em curso técnico na modalidade subsequente. Será permitido manter vínculo empregatício desde que não haja prejuízo para as atividades previstas no seu plano de trabalho | Carga horária: 10 horas | Valor mensal: R$ 200,00.
  • PIBIC - O aluno deverá estar, regularmente, matriculado no curso superior, não pode possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa ou de extensão, com exceção de bolsas de agências de fomento que permitam o acúmulo | Carga horária: 20 horas | Valor mensal: R$ 550,00.
  • PIBITI - O aluno deverá estar, regularmente, matriculado no curso superior. Será permitido manter vínculo empregatício desde que não haja prejuízo para as atividades previstas no seu plano de trabalho. | Carga horária: 20 horas | Valor mensal: R$ 550,00.
  • GM - Estudante matriculado em curso de Pós-Graduação lato senso ou stricto sensu | Carga horária: 20 horas | Valor mensal: R$ 1.500,00.

Edital 65/2022 - Retificação 01 | Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa

Edital 65/2022 - Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa