Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para o Programa de Residência Pedagógica

Inscrições para o Programa de Residência Pedagógica

publicado: 02/07/2020 08h14, última modificação: 28/07/2020 19h07

Estão abertas as inscrições, até o dia 11 de julho, para o Programa de Residência Pedagógica, destinado aos alunos do curso de Graduação em Pedagogia do IFMG Campus Ouro Branco, que visa fomentar o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do futuro profissional nas escolas de educação básica.

Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário eletrônico de inscrição e encaminhar a documentação prevista. A seleção dos candidatos será realizada em três etapas: análise de documentos (eliminatória), apreciação da Carta de Intenção - CI (classificatória) e Coeficiente de Rendimento - CR (classificatória).

Entre outras condições, os candidatos devem estar regularmente matriculados e ter cursado o mínimo de 50% da carga horária regimental do curso ou estar cursando o 5º período, além de ter, pelo menos, 23 (vinte e três) horas mensais para dedicação às atividades de Residência Pedagógica, e participar, preferencialmente, dos três módulos do projeto (cada um com 138 horas).

Ao todo, serão disponibilizadas 16 vagas, com bolsa no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), e 4 vagas, sem bolsa. Entre as atribuições, os bolsistas devem elaborar seu plano de atividades em conjunto com docente orientador e o preceptor; desenvolver as ações do plano de atividades com assiduidade; e elaborar e entregar os relatórios previstos no prazo estabelecido.

A Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC). No IFMG, o projeto é intitulado "Conhecimento, prática e engajamento profissional na formação de professores do século XXI” e propõe promover discussões, metas, parcerias e ações entre os cursos de licenciatura e as escolas de Educação Básica.

Resultado Final - Edital 012/2020 Residência Pedagógica (NOVO - 28/07/20)

Resultado Preliminar - Edital 012/2020 Residência Pedagógica (21/07/20)

Confira Inscrições Homologadas (Resultado Parcial) - Edital 012/2020 Residência Pedagógica (15/07/20)

Edital 012/20 - Edital Residência Pedagógica