Você está aqui: Página Inicial > Notícias > LGBTQIA+ é tema de concurso de contos do IFMG

LGBTQIA+ é tema de concurso de contos do IFMG

Foram prorrogadas, até o dia 19 de agosto, as inscrições de estudantes e servidores no concurso literário “Orgulhe-se!” promovido pelo IFMG, com contos sobre a temática LGBTQIA+.
publicado: 07/07/2022 16h55, última modificação: 03/08/2022 15h02

O IFMG lançou o “Orgulhe-se!”, concurso de contos com temática LGBTQIA+. O projeto tem como objetivo estimular a inclusão, acolhida e o respeito à diversidade, bem como evidenciar o debate sobre o preconceito e a luta da população LGBTQIA+ através das produções literárias.

O concurso premiará os cinco melhores contos , que serão publicadas em uma coletânea digital, no formato e-book, juntamente com outras obras que se inscreverem e não se classificarem entre as cinco primeiras. Além da publicação, os cinco vencedores na categoria estudantes, receberão livros Heartstopper, e na categoria servidores, menção honrosa.

Para o pró-reitor de Ensino, Carlos Bento, a ação amplia as ações de inclusão, além de promover as abordagens positivas a respeito da diversidade sexual e de gênero no IFMG. De acordo com o diretor de Assuntos Estudantis, Paulo Lourenço, em reunião com representantes estudantis que participam dos coletivos LGBTQIA+ do IFMG, outras ações estão sendo planejadas para serem desenvolvidas entre os meses de julho e agosto.

Saiba como se inscrever

As inscrições são gratuitas e foram prorrogadas até o dia 19 de agosto. Podem participar estudantes matriculados em qualquer curso do IFMG e também os servidores da instituição. Para se inscrever, é preciso preencher um formulário eletrônico, declarando que a obra submetida é original e inédita, além de concordar com os termos do regulamento e a cessão de direitos de publicação.

O escritor também deve anexar o conto inédito que não poderá conter nenhum tipo de identificação de autoria e deverá ser enviado obrigatoriamente com o número do CPF do autor ou autores. A história deve conter menção ao IFMG e possuir abordagens positivas a respeito de pessoas LGBTQIA+. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail assistencia.estudantil@ifmg.edu.br.

Clique aqui e inscreva-se!

Edital 49/2022 - Orgulhe-se! 1º Concurso de Contos com Temática LGBTQIA+ do IFMG

Edital 49/2022 - Retificação 01 | Orgulhe-se!  1º Concurso de Contos com Temática LGBTQIA+ do IFMG

Os autores da obras classificadas para publicação deverão ceder ao IFMG o direito de explorar, sem fins comerciais, a imagem e conteúdo dos contos publicados, além de autorizar a divulgação em meios necessários cabíveis ao concurso, bem como a publicação digital no site em formato PDF para download gratuito.