Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MEC agenda posse do novo reitor do IFMG
conteúdo

Notícias

MEC agenda posse do novo reitor do IFMG

Rafael Bastos assumirá formalmente o cargo nesta quarta-feira, dia 11 de outubro. Solenidade marcada para às 10 horas, acontece em Brasília, na Sede do Ministério da Educação.
publicado: 09/10/2023 14h41, última modificação: 09/10/2023 14h43

Acontece nesta quarta-feira, dia 11 de outubro, às 10 horas, no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, a cerimônia de posse do professor Rafael Bastos Teixeira no cargo de reitor do IFMG. Rafael Bastos foi eleito reitor em junho, em pleito que escolheu também os diretores dos 18 campi da instituição para o mandato 2023-2027. Em setembro, o MEC publicou a sua nomeação e, desde então, era aguardado o agendamento da posse.

Natural de Viçosa, Rafael Bastos Teixeira, 40 anos, é docente da Rede Federal desde 2008, quando ingressou no Cefet Bambuí - que, no mesmo ano, viria a se tornar campus do IFMG. Graduado em Zootecnia, é mestre e doutor na mesma área, tendo cursado, também, pós-doutorado no Centro Nacional de Pesquisa em Gado de Leite da Embrapa. Especialista em Gestão Pública, foi eleito diretor-geral do Campus Bambuí por dois mandatos consecutivos e estava à frente da unidade desde 2015. 

Transição da gestão no IFMG Campus Ouro Branco

Após ser empossado, o professor Rafael Bastos poderá fazer a nomeação de sua equipe e, na sequência, nomear os novos diretores-gerais, que assumirão a gestão local dos 18 campi.  No IFMG Campus Ouro Branco, tomará posse o novo diretor geral eleito, o professor Haroldo Brito que atua como docente do Departamento de Administração do IFMG Campus Ouro Branco desde 2015. Saiba mais sobre o processo de transição de gestão.

Natural de João Monlevade (MG), Haroldo Lacerda de Brito possui graduação em Administração pelo Instituto Superior de João Monlevade, especialização em Docência pelo IFMG Campus Arcos e em Gestão Estratégica de Finanças pela Faculdade de Ciências Humanas de Itabira, além de MBA em Gerenciamento de Projetos pela Rede de Ensino Doctum. É mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo e atualmente é doutorando em Inovação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou também durante 23 anos na área de produção da ArcelorMittal.