Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medidas de segurança no Campus Ouro Branco

Medidas de segurança no Campus Ouro Branco

Nos últimos dias, temos acompanhado a divulgação, em redes sociais, de ameaças de reiterados ataques a instituições de ensino em todo o País. No IFMG Campus Ouro Branco, diversas medidas têm sido adotadas buscando contribuir para a segurança de toda a comunidade acadêmica.
publicado: 16/04/2023 15h43, última modificação: 19/04/2023 12h10

Nos últimos dias, temos acompanhado com atenção e preocupação a divulgação, em redes sociais, de ameaças de reiterados ataques a instituições de ensino em todo o País. No IFMG Campus Ouro Branco, diversas medidas têm sido adotadas buscando contribuir para a segurança de toda a comunidade acadêmica: estudantes, servidores e prestadores de serviços.

Hoje, além do serviço de vigilância que funciona de forma permanente e ininterrupta na instituição, com rotas constantes no interior e nas proximidades do prédio, cercado em todo o perímetro, o Campus Ouro Branco dispõe de um sistema de videomonitoramento, com câmeras e alarmes distribuídos por todo o perímetro interno dos prédios.

O Campus Ouro Branco também passou a integrar a Rede Escolas Protegidas de Ouro Branco, iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais que vem realizando rondas e visitas frequentes no campus. O objetivo principal da rede é proteger o ambiente escolar, desenvolvendo ações integradas que visam prevenir a criminalidade e violência nas proximidades e no interior das escolas, de forma a garantir a proteção de toda a comunidade escolar.

Encaminhamento de denúncias e cuidados com notícias falsas e boatos

Informações, suspeitas ou ameaças de violência envolvendo a segurança de quaisquer membros da comunidade acadêmica (estudantes, servidores e prestadores de serviços), circulando nas escolas ou pelas redes sociais, devem ser comunicados imediatamente às autoridades competentes e à gestão do campus. As denúncias também podem ser encaminhadas para a ouvidoria do IFMG por meio do canal: falabr.cgu.gov.br (a denúncia pode ser feita de forma anônima).

É preciso estar atento com a veiculação e disseminação de discursos de ódio e falsas ameaças. Informações falsas e boatos podem gerar um clima de transtorno e medo que amplia o sentimento de insegurança no ambiente escolar. A comunidade acadêmica vem sendo orientada para redobrar os cuidados com as chamadas notícias falsas – “fake News”-, que podem levar a um efeito de contágio e estimular novos atos, além de incitar o medo das famílias.

Todas informações ou mensagens que envolvam risco de violência, ainda que o risco seja considerado pequeno, têm sido comunicadas à polícia imediatamente para que possam ser monitoradas e sua veracidade checada. As denúncias sobre disseminação de ameaças e violência nas unidades escolares podem ser feitas pelos números 190 e 197 das Polícias Militar e Civil. Ambos os serviços são gratuitos, funcionam 24h e a pessoa não precisa se identificar.

Bem estar dos estudantes e a importância do envolvimento das famílias

Também nestas últimas semanas, temos reforçado o trabalho dos servidores do IFMG Campus Ouro Branco para que possam prestar assistência a todos os estudantes. Nesse sentido, contamos ainda com o apoio da Seção de Assuntos Estudantis que conta com pedagogas, assistente social e profissionais da área de saúde.

Acreditamos ainda que para o combate efetivo à violência nas escolas é necessária a efetiva participação das famílias. É importante que pais, mães e/ou responsáveis tenham como hábito visitar o ambiente escolar e, principalmente, acompanhar o desempenho acadêmico e o comportamento dos seus filhos no mundo real e virtual.

“Agradecemos a compreensão e colaboração de todos nesta situação e esperamos que, juntos, possamos manter um ambiente escolar seguro, tranquilo e protegido, que promova o bem-estar de nossos estudantes, servidores, pais, responsáveis e usuários”, reforça o diretor-geral do IFMG Campus Ouro Branco, Lawrence de Andrade Magalhães Gomes.

Canais para denúncias de ataques contra escola

Com o crescente número de ocorrências relacionadas a ataques em escolas e ameaças de ataques no Brasil, o Governo Federal decidiu ampliar os canais de denúncias. A partir de agora, o serviço Disque 100 passará a receber denúncias de ameaças de ataques a escolas que também podem ser feitas por Whatsapp através do número (61) 99611-0100.

Os denunciantes podem enviar mensagens de texto, áudios, fotos, arquivos multimídia, links ou URL's que mostrem o teor da denúncia. É importante ressaltar que a pessoa que denunciar não precisa se identificar, ficando totalmente sob anonimato. As denúncias serão encaminhadas às autoridades policiais e ao Conselho Tutelar da região, bem como, nos casos em que sejam fornecidos dados de crimes cibernéticos, encaminhá-los à Polícia Federal.

Além disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas. Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo. Qualquer cidadão pode acessar o canal exclusivo de denúncias disponibilizado no site do MJSP: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura e reportar o endereço (URL) de conteúdos publicamente disponíveis na web com ameaças de ataque às escolas e à comunidade escolar.

Basta copiar e colar o link no formulário anônimo e clicar em denunciar. É possível denunciar, por exemplo, sites, blogs, publicações em redes sociais e fóruns, perfis e outros conteúdos suspeitos. As URLs (links para conteúdos publicamente disponíveis na web) denunciadas através do formulário no site do MJSP serão automaticamente cruzadas com a base de dados da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, criada pela SaferNet Brasil e operada em parceria com o Ministério Público Federal (MPF).