Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020: Muito além da Inteligência Artificial
conteúdo

Notícias

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020: Muito além da Inteligência Artificial

Integrada e virtual, a Semana da Ciência e Tecnologia do IFMG vai oferecer mais de 100 atividades gratuitas. Que tal fazer parte desse movimento?
publicado: 09/10/2020 07h11, última modificação: 15/10/2020 01h13

Com o tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, pela primeira vez, a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia do IFMG acontecerá de forma virtual e integrada, entre os dias 20 e 22 de outubro. Bastante diversificada, a programação contará com mais de 100 atividades gratuitas. Para a abertura, teremos a palestra “Uma nova revolução tecnológica? A inteligência artificial segundo a economia da inovação”, do professor da UFMG, Eduardo da Motta e Albuquerque. 

Confira a programação completa! 

Apresentação de Trabalhos

Outro destaque do evento é que, ao invés de posters, os alunos deverão apresentar seus projetos científicos em vídeos, os chamados pitchs publicados no IFMG Play de até um minuto. A Mostra Virtual de Pitchs, uma exposição que poderá ser visitada no site do evento, tem como objetivo difundir projetos e promover uma troca de experiências entre servidores, estudantes e comunidade. 

Os interessados em se inscrever devem preencher e enviar o formulário eletrônico até 12 de outubro. Os candidatos precisam anexar um vídeo curto (pitch), de 30 a 60 segundos, sobre o projeto que desenvolveu. Além disso, terá que preencher e assinar um termo de autorização de uso de imagem e voz. As orientações para gravação do vídeo podem ser acessadas aqui. O documento apresenta também informações a respeito de como serão conduzidas cada uma das atividades. 

Ao navegar pela página, o participante poderá circular por vídeos curtos sobre os projetos. Os vídeos que obtiverem maior número de curtidas ao final do evento receberão menção honrosa, sendo que os participantes receberão prêmios por engajamento e mérito científico. Além de apresentar seus trabalhos, os apresentadores poderão convidar as pessoas para conhecer um pouco mais sobre seus projetos e uma sala específica para debates de cunho científico e tecnológico. 

Acesse as diretrizes para a inscrição de projetos

 

Semana Integrada entre os campi

Neste ano, o evento acontecerá virtualmente, conjuntamente entre os campi, em virtude da pandemia do coronavírus, e contará com sessões online divididas em atividades centrais e locais. “A novidade se deu em razão das dificuldades impostas pela pandemia, mas sempre houve um desejo de promover uma integração maior entre os campi nesse evento e, com isso, ampliar o raio de divulgação das atividades de um campus para o outro”, explica o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFMG, Fernando Braga.