Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mural “Consciência Metamórfica” está pronto e já atrai a atenção de alunos e servidores do IFMG

por Fernando Cintra publicado 31/10/2018 18h09, última modificação 31/10/2018 18h38

Foi inaugurado na última segunda (29), no pátio do IFMG Campus Ouro Branco, o mural “Consciência Metamórfica”, concebido através de pinturas realizadas pelo aluno do quarto período do curso de Administração, Marcel Costa, e pelo membro da comunidade externa, Eduardo Rodrigues. O trabalho, que o ocupa o espaço em toda a parede da entrada do campus, tem chamado a atenção de toda a comunidade acadêmica.

Marcel Costa, que trabalha com a artes visuais desde 2015, embarcou no projeto após vencer o concurso “Pintura Mural”, lançado pela professora de Artes do campus Ouro Branco, Denise Perdigão Pereira. Eduardo Rodrigues, coautor da intervenção artística, trabalha no ramo há seis anos.

Os artistas gastaram cerca de 160 (cento e sessenta) horas – entre o projeto e inicial, feito na cartolina, e com as pinturas – para desenvolver os trabalhos. “Ao todo, foram onze dias dedicados somente às pinturas da intervenção artística” – explica Marcel.

A seguir, um texto explicativo, de autoria dos artistas, que nos mostra as inspirações que impulsionaram o desenvolvimento da pintura:

"Consciência Metamórfica

A obra de arte apresentada, na qual descreve artisticamente o conhecimento como um todo, tem como foco a sabedoria da consciência como forma de diferentes percepções, realidades e aspectos desde mundo material e universal, tragado a metamorfose de uma transformação do saber. De forma artística e simbólica, é feita uma relação com os cursos oferecidos pelo IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais:

1)  Engenharia Metalúrgica: A base do grande ninho da coruja, as estruturas metálicas como construção da realidade física das cidades e industrias.

2)  Sistemas de Informação e Licenciatura em Computação: Abaixo da grande coruja, redes e conexões que auxiliam na análise de problemas como agente integrador de disciplinas formativas.

3) Licenciatura em Pedagogia e Administração: A grande Coruja como mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento. Ela trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação. Oferecendo o desenvolvimento de habilidades e competências que favoreçam a aplicação adequada na gestão da vida.

A arte também apresenta outras representações artísticas como as "asas da coruja", que está composta da flora de Ouro branco mg, como a flor do Ipê e da canela de ema, plantas do cerrado, campos rupestres e mata atlântica biomas que compõe a natureza do Parque Estadual Serra do Ouro Branco. O sol e a Lua representando o espaço-tempo assim como o universo a qual as envolve. O resultado uma arte reflexiva sobre o conhecimento através da consciência e evolução metamórfica do saber sobre a vida como um todo".

Veja como ficou a arte finalizada:

Foto: Fernando Cintra

Conheça mais trabalhos de Marcel clicando aqui.