Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota à Comunidade Acadêmica: um ano de suspensão das atividades presenciais

Nota à Comunidade Acadêmica: um ano de suspensão das atividades presenciais

publicado: 22/03/2021 17h46, última modificação: 22/03/2021 19h55

Cara Comunidade Acadêmica,

No último dia 17 de março, completamos um ano de suspensão das aulas presenciais em razão da pandemia. Em nosso campus, as salas de aulas, laboratórios, grande parte dos setores administrativos, corredores e espaços de vivência, os quais antes eram locais de aprendizado, conhecimento, alegria, interação, trabalho, energia e sonhos, ficaram, desde então, vazios, quase que silenciados. A saudade tem sido enorme, mas a preocupação com a saúde foi e continua a ser primordial.

Diante da impossibilidade da manutenção das atividades presenciais, tivemos que nos reestruturar e aprender um outro jeito de fazer de forma a cumprir nossa missão educacional e social. Nesse sentido, como forma de assegurar o direito à educação de todos os nossos estudantes, implementamos o Ensino Remoto Emergencial. Um modelo de ensino que nos exigiu e tem nos exigido muito, embora ainda distante do que entendemos como ideal.

O trabalho e as aulas online invadiram as nossas casas e passamos a ter que conciliar inúmeras atividades. Apesar de tantas dificuldades, gostaríamos de AGRADECER imensamente a todos servidores (professores, técnicos, bem como terceirizados e estagiários) e aos alunos que se empenham diariamente para que possamos continuar a oferecer um ensino público de qualidade, mesmo em meio a tantas adversidades.

Após um ano, a data não marca o encerramento de um ciclo, mas o agravamento de uma situação que já era potencialmente complexa no contexto da saúde pública, social e econômica. Solidarizamos com todos que têm enfrentado dificuldades e, em especial, com aqueles que tiveram perdas, irreparáveis, de seus entes queridos.

Desde o primeiro momento, o nosso campus se colocou ao lado da sociedade, realizou e vem realizando uma série de ações com o objetivo de colaborar com o enfrentamento da pandemia. Este compromisso das instituições de ensino e da Ciência tem sido e será fundamental para que tenhamos êxito neste combate ao vírus.

Mesmo agora com a iminência de cortes orçamentários de cerca de 18% para os Institutos Federais, previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa 2021), o IFMG vai perseverar e continuar a lutar para se manter em atividade e continuar a trabalhar para a população enquanto for possível.

Ainda temos um caminho a trilhar até que possamos retomar às atividades presenciais com a devida segurança. Até lá, pedimos para que se cuidem ainda mais. Que a vacina chegue o mais breve possível para tão logo podermos nos reencontrar, aglomerar, sorrir e abraçar! Que possamos seguir em frente com esperança em dias melhores!

Cordialmente,

Direção do IFMG Campus Ouro Branco