Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novas inscrições para o Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa

Novas inscrições para o Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa

As inscrições estão abertas até o dia 12 de junho e podem submeter projetos, servidores efetivos, professores substitutos, visitantes e servidores em colaboração técnica com o IFMG.
publicado: 10/05/2023 12h13, última modificação: 10/05/2023 12h14

Estão abertas, até o dia 12 de junho, as inscrições para uma nova seleção do Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa. Podem submeter projetos, servidores efetivos, professores substitutos, visitantes e servidores em colaboração técnica com o IFMG.

O aporte financeiro previsto é de R$126 mil, destinados ao fomento de 15 bolsas de pesquisa para estudantes. O recurso é proveniente das agências de fomento Fapemig e CNPq e o valor total poderá ser reajustado caso ocorra disponibilidade de recursos orçamentários, incluindo orçamento próprio do IFMG.

Cada projeto terá a duração de 12 meses e as propostas podem prever até três bolsistas com a modalidade livre para escolha (PIBIC, PIBITI e/ou PIBIC-Jr). O início da execução dos projetos poderá ocorrer em setembro de 2023 (bolsas CNPq) e outubro de 2023 (bolsas Fapemig). Os interessados devem acessar o SUAP (https://suap.ifmg.edu.br).

Confira as modalidades de bolsas a serem ofertadas:

• PIBIC-Jr/PIBICEM CNPq - Carga horária: 10 horas semanais | Valor mensal: R$ 300,00 - O aluno deverá estar matriculado no ensino médio, não pode possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa ou de extensão, com exceção de bolsas de agências de fomento que permitam o acúmulo.

• PIBIC FAPEMIG Carga horária: 20 horas semanais | Valor mensal: R$ 700,00 - O aluno deverá estar matriculado no curso superior, não pode possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa ou de extensão, com exceção de bolsas de agências de fomento que permitam o acúmulo.

• PIBIC CNPCarga horária: 20 horas semanais | Valor mensal: R$ 700,00 - O aluno deverá estar matriculado no curso superior, não pode possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa ou de extensão, com exceção de bolsas de agências de fomento que permitam o acúmulo.

• PIBITI CNPq - Carga horária: 20 horas semanais | Valor mensal: R$ 700,00 - O aluno deverá estar matriculado no curso superior. Será permitido manter vínculo empregatício desde que não haja prejuízo para as atividades previstas no seu plano de trabalho.

Edital 34/2023 - 2º Processo Seletivo 2023 do Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa