Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições para oficina de formação de professores no IFMG Campus Ouro Branco
conteúdo

Notícias

Abertas inscrições para oficina de formação de professores no IFMG Campus Ouro Branco

Inscrições abertas para a oficina de formação de professores. A oficina é aberta ao público e será realizada no dia 12 de julho durante a Simulação de Conferência da ONU - United Nations Instituto Federal (UNIF) – que acontece no IFMG Campus Ouro Branco.
publicado: 08/07/2025 17h36, última modificação: 08/07/2025 20h35

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Aperfeiçoamento de Competências Didático-Formativas: o Modelo de Simulação das Nações Unidas (MONU) na sala de aula, que será realizada no dia 12 de julho, de 9 às 12 horas, durante a Simulação de Conferência da ONU - United Nations Instituto Federal (UNIF) que acontece no IFMG Campus Ouro Branco.

A oficina é aberta ao público. Professores que acompanham as delegações e professores da rede municipal de ensino não pagam. Demais professores, que não acompanham delegações neste momento, podem participar mediante o pagamento da taxa no valor de R$ 15 (quinze reais), com informações de pagamento fornecidas no ato da inscrição.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online até o dia 11 de julho. A oficina será conduzida pelo professor Me. Filipe Emanuel da Silva Henriques. Na ocasião, cada participante deverá levar um livro que considere pertinente ao tema (simulações, didática, juventude, diplomacia, política ou temas afins).

Clique aqui e inscreva-se!

O que é a UNIF?

A UNIF é fruto de um projeto de extensão do Campus Ouro Branco, vinculado ao Grupo de Relações Internacionais (GRIIF). O evento simula os comitês realizados pela ONU (Organização das Nações Unidas). Na ocasião, os estudantes atuam como delegados, distribuídos em comitês, atuando em representações diplomáticas, órgãos e entidades vinculados às Nações Unidas para debaterem, pactuarem, deliberarem e formarem acordos sobre os temas em questão.

A simulação permite, dessa forma, a vivência de experiências que englobam o aprimoramento da oratória, aquisição de conhecimentos gerais e geopolíticos, oportunidade de conhecer novas pessoas e lugares, além do desenvolvimento pessoal e social. Também pode ser um diferencial para aqueles que querem ajudar na diminuição das barreiras sociais e ampliar sua participação em projetos que gerem impacto na sociedade.

De acordo com o modelo da estrutura da ONU, a UNIF é organizado por um secretariado e conta com comitês que abordam temas relacionados à economia, ciência, ética, cultura, dignidade humana, entre outros, e que deverão buscar soluções para problemas reais. Os comitês são formados pelos delegados que devem se preparar para atuarem como diplomatas a favor daqueles que estão representando: países, personalidades ou organizações não governamentais.