Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Olimpíada de Inovação terá capacitação, mentoria e premiação de R$ 27 mil

Olimpíada de Inovação terá capacitação, mentoria e premiação de R$ 27 mil

Podem participar estudantes do IFMG - dos cursos técnicos, graduação e pós-graduação - e também ex-alunos formados a partir de 2021. Monte sua equipe e inscreva-se gratuitamente até 26 de março.
publicado: 13/03/2023 10h24, última modificação: 13/03/2023 10h24

Em sua quinta edição, com a temática "Do fuxico ao grafeno", a Olimpíada de Inovação foi reformulada para possibilitar a participação de mais equipes e aumentar a competitividade, já que os vencedores receberão prêmio em dinheiro, no valor total de R$ 27 mil, distribuídos entre os três primeiros lugares. A participação é gratuita e aberta a todos os estudantes do IFMG (cursos técnicos, graduação e pós-graduação) e, ainda, ex-alunos que tenham se formado a partir de janeiro de 2021.

A inscrição deve ser realizada, por equipes, até o dia 26 de março, no site da Olimpíada de Inovação. As equipes deverão ser constituídas por grupos de três a cinco integrantes, sendo necessário definir um representante e um orientador que deve obrigatoriamente ser servidor do IFMG. Ao se inscrever, o responsável pelo preenchimento do formulário deverá anexar os documentos obrigatórios e informar dados de contato de todos os componentes da equipe.

O desafio proposto aos participantes contará com fases online e presencial, nas quais, as equipes deverão construir um projeto de negócio na temática da Economia 4.0, no setor do agronegócio, na sustentabilidade ou na governança. Entende-se por Economia 4.0 a transformação do padrão da atividade econômica, baseada na introdução, desenvolvimento e difusão das tecnologias digitais, na automação e no uso intensivo de dados, que impactam os três setores da economia: agronegócio, indústria e serviços.

Os participantes inscritos irão participar de diversas atividades, como quatro momentos de mentorias agendados com as equipes. Também haverá uma trilha de qualificação para auxiliar os competidores na construção de seus projetos e entregas. O evento ocorrerá entre abril e dezembro de 2023, com uma metodologia que capacita e estimula o participante a realizar a ideação e modelagem de um novo negócio com uma metodologia 100% mão na massa.

Sobre a Olimpíada de Inovação

A Olimpíada de Inovação é uma competição acadêmica promovida pela Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), que visa proporcionar aos estudantes do IFMG formação e vivência em processos de ideação de novos modelos de negócios na temática da Economia 4.0, além de estimular o trabalho colaborativo e a prática da cultura empreendedora.

Acesse as regras da V Olimpíada de Inovação (Edital 04/2023 - Seleção das Equipes da V Olimpíada de Inovação)

Retificação 01 | Edital 04/2023 - Seleção das Equipes da V Olimpíada de Inovação

Retificação 02 | (Edital 04/2023 - Seleção das Equipes da V Olimpíada de Inovação)

Anexo 01 - Autorização para reprodução e divulgação de imagem e voz