Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra propõe matrizes para inclusão na Educação
conteúdo

Notícias

Palestra propõe matrizes para inclusão na Educação

O evento tem como objetivo discutir aspectos conceituais e práticos da adequação curricular para o público de inclusão, a partir da proposta de quatro matrizes: histórica, diagnóstica, curricular e propositiva. Haverá transmissão ao vivo no canal do IFMG no YouTube.
publicado: 20/03/2023 17h33, última modificação: 20/03/2023 17h41

Será realizada nesta quarta-feira, dia 22, de 14h às 15h30, a palestra "Adaptação curricular em 4 matrizes para inclusão educacional". A atividade será transmitida ao vivo no canal do IFMG no YouTube (IFMG Play) e tem como objetivo discutir aspectos da adequação curricular, caracterizar conceitos, bem como apontar diferentes panoramas conceituais e analisar o cotidiano da prática pedagógica.

A palestra será ministrada pelo pedagogo em Educação Especial, Francisco Dutra dos Santos Júnior, que apresenta a adequação curricular em quatro matrizes: histórica, diagnóstica, curricular e propositiva. "Essas quatro matrizes compõem uma proposição para uma prática pedagógica simplificada, objetiva e ao mesmo tempo horizontal no desafio de como planejar a aprendizagem com estudantes com necessidades educacionais específicas", detalha.

Promovida pela Diretoria de Assuntos Estudantis, por meio do setor de Políticas Inclusivas, a palestra, embora seja direcionado especialmente a docentes e aos integrantes dos Núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnees) do IFMG, é aberta ao público em geral. Não é necessário inscrição prévia.

Sobre o palestrante: Francisco Dutra dos Santos Júnior é pedagogo em Educação Especial (PUC-RS). Mestre em Educação (UFRS) e doutorando no Programa de Pós-graduação em Informática na Educação (PPGIE/UFRGS), com experiência na área de Educação, Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Gestão, Políticas Educacionais, Formação de Professores, Atendimento Educacional Especializado (AEE).

ASSISTA AO VIVO NO IFMG PLAY: