Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parceria do IFMG com a Huawei irá ampliar possibilidades de capacitação

Parceria do IFMG com a Huawei irá ampliar possibilidades de capacitação

O acordo busca unir a plataforma +IFMG com a plataforma da empresa para ofertar módulos teóricos no ambiente institucional e absorver práticas nos laboratórios disponíveis na Huawei.
publicado: 21/07/2021 08h43, última modificação: 21/07/2021 08h43

O IFMG acaba de firmar uma parceria com a Huawei, uma empresa de soluções em tecnologia da informação e comunicação, por meio do “ICT Academy”, projeto de cooperação escola-empresa que envolve instituições de ensino superior para ofertar cursos de formação e treinamentos.

Como uma das líderes mundiais no setor de tecnologia, a Huawei conta com uma plataforma específica de treinamentos, com laboratórios virtuais à disposição para a realização de cursos – com certificação – e simulações. A empresa busca parcerias com escolas a fim de alinhá-las aos setores da indústria e transferir novos talentos para o setor de tecnologia.

“Nosso objetivo é unir a plataforma +IFMG com a plataforma da Huawei: ofertar módulos teóricos em nosso ambiente e absorver as práticas nos laboratórios disponíveis nas plataformas da empresa”, ressalta o diretor de Programas e Projetos de Extensão do IFMG, Niltom Vieira Júnior, um dos idealizadores da parceria.

Projeto piloto

Inicialmente, a parceria terá início no Campus Sabará que oferece o curso técnico em Eletrônica nas modalidades integrado e subsequente. Atualmente, estão sendo discutidos os critérios para a implantação e os cursos que serão oferecidos. De acordo com o pró-reitor de Extensão do IFMG, Carlos Bernardes, todas as unidades poderão integrar o projeto em algum momento. "O IFMG tem que avançar na área de tecnologia." De acordo com pró-reitor, a parceria é importante para a instituição porque, além de capacitar e certificar a comunidade interna, a ação poderá ser estendida à comunidade externa.

ICT Academy

A Huawei oferece uma solução ampla que abrange todo o processo de desenvolvimento de talentos, desde o desenvolvimento do curso, a capacitação do instrutor e a configuração do ambiente de laboratório até a certificação de talentos, a concorrência e o emprego. A solução trabalha com o governo, universidades e empresas para construir um novo modelo de desenvolvimento de talentos de TIC. A certificação pode melhorar a competitividade dos alunos no emprego, aumentar a taxa de emprego das universidades e ainda reduzir os custos de treinamento das empresas.

Sobre a Huawei

Fundada em 1987, a Huawei é uma fornecedora líder global de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que atua em mais de 170 países e regiões, atendendo a mais de três bilhões de pessoas em todo o mundo. Ao promover a cooperação entre escolas e empresas, a Huawei busca alinhar as faculdades e os setores da indústria, o conteúdo do curso e as qualificações profissionais, as estruturas de ensino e os processos de produção e o desenvolvimento de talentos e o emprego.