Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parceria entre entidades produz máscaras para a população carente

Parceria entre entidades produz máscaras para a população carente

publicado: 14/05/2020 12h49, última modificação: 14/05/2020 12h49

O IFMG Campus Ouro Branco, em parceria com o Sinasefe e o Projeto Vem Ser, produziu 1.000 máscaras, sendo que 800 serão doadas para a população em situação de vulnerabilidade na região e outras 200 serão destinadas para uso do IFMG. As máscaras foram entregues para a Prefeitura de Ouro Branco que intermediará a doação.

O uso das máscaras vem sendo recomendado pelos órgãos de saúde como forma de prevenir a contaminação do novo coronavírus. De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social, Bruna Stelamares, as máscaras serão doadas para as famílias carentes e sem condições de adquirir ou produzir máscaras para a sua proteção.

“Para que passemos por esse momento tão difícil que temos vivenciado é fundamental atuarmos juntos. Agradecemos ao Sinasefe pelo apoio a essa iniciativa e ao Projeto Vem Ser que tem trabalhou com afinco nos últimos dias. Essa soma de esforços nos permite contribuir com a população, neste caso com a mais vulnerável, no intuito de lhe oferecer proteção, bem como a redução das possibilidades de contágio”, afirma Lawrence Andrade, diretor geral do IFMG Campus Ouro Branco.

As máscaras devem ser usadas por todas as pessoas quando for necessário sair de casa, incluindo aquelas que não estão nos grupos de riscos ou que não tenham nenhum sintoma e querem se proteger. Além do uso das máscaras, é preciso também estar atento ao distanciamento social, à higienização das mãos e à etiqueta respiratória.

O SINASEFE IFMG (Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Federal de 1º e 2º Grau) é seção sindical do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais contemplando os trabalhadores da educação da rede federal de ensino.

O Projeto Vem Ser - Instituto Miguel Fernandes Tôrres desenvolve ações de assistência social voltadas para o público de 7 a 18 anos, oriundos da zona urbana e rural que estão matriculados em uma rede de ensino. Atualmente atende cerca de 300 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo-lhes os cuidados e os serviços de alimentação, oficinas, esporte e reforço escolar. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Branco e doações de diversas entidades.

Cuidados Necessários com a Máscara

• O uso da máscara caseira é individual, não devendo ser compartilhada entre familiares, amigos e outros.
  • Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e o nariz, minimizando os espaços entre o rosto e a máscara.
  • Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la ou ajustá-la, principalmente em espaços públicos.
  • Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirar a máscara.
  • Remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando tocar na parte da  de frente.
  • Para lavar, faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável).
  • Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão.
  • Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão.
  • A máscara deve estar seca para sua reutilização.
  • Após secagem da máscara utilize o com ferro quente e acondicione em saco plástico.
  • Troque a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade ou aproximadamente a cada 2 horas.
  • Ao sair de casa, leve uma máscara reserva e uma sacola para guardar a máscara suja quando precisar trocar.
  • Descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida.