Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Participe da eleição do Conselho Superior do IFMG

Participe da eleição do Conselho Superior do IFMG

Amanhã, dia 23 de fevereiro, serão realizadas as eleições do Conselho Superior do IFMG para o período 2021 a 2023. Estudantes, professores e técnicos administrativos devem votar no seus representantes.
publicado: 22/02/2021 18h02, última modificação: 22/02/2021 18h27

Acontecem amanhã, dia 23 de fevereiro, as eleições para o Conselho Superior (CONSUP) do IFMG. Estudantes, professores e técnicos administrativos devem votar em cinco representantes, de acordo com os respectivos segmentos a que pertencem, para o período de 2021 a 2023.

O Conselho Superior é órgão máximo do IFMG com caráter consultivo e deliberativo. Entre suas atribuições, aprova as diretrizes para atuação da instituição; os planos de desenvolvimento institucional; a proposta orçamentária anual; o projeto político-pedagógico, regulamentos internos e normas disciplinares; a estrutura administrativa e o regimento geral do IFMG, observados os parâmetros definidos pelo Governo Federal e legislação específica.

Conheça os candidatos por segmento:

Segmento ESTUDANTES - CANDIDATOS

Segmento PROFESSORES - CANDIDATOS

Segmento TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS - CANDIDATOS

Sobre a Votação

A votação é facultativa, secreta e eletrônica. O eleitor – segmentos discente, docente e técnico-administrativo – receberá mensagem por e-mail com as instruções, sendo que o voto será criptografado garantindo o sigilo. Cada eleitor poderá votar em até cinco candidatos de seu segmento. Não podem votar professores substitutos, funcionários terceirizados e discentes que não se enquadrem no regulamento.

Comunicado sobre a Retificação das Eleições

A Comissão Especial do Conselho Superior, instituída pela Resolução Consup nº 19, de 9 de dezembro de 2020, vem esclarecer que todos os trabalhos que competem a ela têm sido conduzidos da melhor maneira possível, respeitando a lisura e a clareza que o processo eleitoral necessita. Assim sendo, esta Comissão tomou todas as providências, conforme lhe foi solicitado, para a execução da votação nesta data.

Entretanto, ao disparar o processo, o que foi feito pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) a partir da meia noite de hoje, 18 de fevereiro, ocorreu uma falha, completamente alheia à vontade e ao poder tanto desta comissão, quanto da DTI, que prejudicou o envio automático das cédulas aos eleitores.

Diante do ocorrido que inviabilizou a votação nesta data, a Diretoria de Tecnologia da Informação, em conjunto com a Comissão Eleitoral, está atuando na execução de ajustes para garantir um processo seguro e para que todos tenham acesso às cédulas de votação.

Desta forma, estamos retificando o Regulamento de modo a manter a oportunidade de campanha a todos os candidatos e dar continuidade ao processo, por hora interrompido.

Cabe ressaltar que a Plataforma Helios Voting é um sistema seguro para votações, com auditoria aberta ao público (End-to-end voter verifiable – E2E), e em uso em diversas instituições federais de ensino, tais como IFCE, IFAC, UFSC, USP e IFSC.

Pedimos que desconsiderem e-mails de votação, caso sejam recebidos até o dia 22 de fevereiro.

A Comissão permanece à inteira disposição e reforça o compromisso com a lisura e com a transparência do processo eleitoral.

Comissão Especial Consup
Resolução CONSUP nº 19 de 09/12/2020
Eleições Biênio 2021-2023

Confira, abaixo, o cronograma das eleições após retificação:

• Divulgação do Regulamento eleitoral - 06/01/2021
  • Recebimento do requerimento de inscrição das Candidaturas - 11 a 25/01/2021
  • Divulgação da relação dos candidatos que tiveram a candidatura deferida - 27/01/2021
  • Recebimento de recursos dos candidatos que tiveram a candidatura indeferida - 28/01/2021
  • Homologação das candidaturas - 29/01/2021
  • Campanha eleitoral - 01/02 a 22/02/2021