Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo Seletivo 2022: confira as datas da seleção dos cursos de graduação

Processo Seletivo 2022: confira as datas da seleção dos cursos de graduação

Após a publicação do resultado do Enem, confira as próximas etapas do Processo Seletivo do IFMG para os Cursos de Graduação e do Sisu.
publicado: 26/01/2022 08h13, última modificação: 11/02/2022 09h23

Com a divulgação do resultado do Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio), publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituição responsável pela realização do exame, em breve serão realizadas as próximas etapas do Processo Seletivo 2022 do IFMG para os cursos de graduação.

Processo Seletivo do IFMG

No caso do processo seletivo do IFMG, pelo aproveitamento de notas do Enem, de pelo menos um dos últimos 5 anos (2017 a 2021), o resultado preliminar será divulgado no dia 17 de fevereiro e, após o período de interposição de recursos, o resultado final será publicado no dia 24 de fevereiro. As datas e orientações para matrículas serão divulgadas após esse período e as aulas tem previsão de início em março.

Sistema de Seleção Unificado (SISU)

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o prazo para a inscrição no Sisu 2022/1 acontecerá entre os dias 15 e 18 de fevereiro. A participação é gratuita e deve ser feita, exclusivamente, pela internet através da página do Sisu. O resultado será divulgado em chamada regular única (1ª chamada) no dia 22 de fevereiro. As datas e orientações para matrículas serão divulgadas após esse período e as aulas tem previsão de início em março.

O candidato não selecionado na primeira chamada e que desejar permanecer na lista de espera deverá fazer a confirmação na página do Sisu entre 22 e 28 de fevereiro. Caso haja vagas não preenchidas, o IFMG convocará os candidatos que se inscreverem na lista de espera para confirmação de interesse nas vagas, conforme a convocação de cada campus.

Ao todo, o IFMG vai disponibilizar 932 vagas. No Campus Ouro Branco, serão ofertadas vagas para os cursos de graduação em Administração, Engenharia Metalúrgica, Pedagogia e Sistemas da Informação. Além de selecionar o curso e a instituição desejada, o estudante deve selecionar também a modalidade de vaga, conforme disposto na Lei n° 12.711/2012.

Nesta edição, o IFMG destinou 44,31% (413) para ampla concorrência, 55,68% (464) para a reserva de vagas: destinada a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, estudantes de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo por pessoa e/ou autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência.