Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo Seletivo 2023: 3ª chamada dos cursos técnicos

Processo Seletivo 2023: 3ª chamada dos cursos técnicos

A matricula da 3ª chamada nos cursos técnicos integrados do Campus Ouro Branco será realizada entre 03/02 e 09/02/23. Alunos excedentes poderão ser convocados caso haja disponibilidade de vagas.
publicado: 02/02/2023 17h42, última modificação: 06/02/2023 19h37

Entre os dias 3 e 9 de fevereiro, serão realizadas as matrículas da 3ª chamada do Processo Seletivo 2023 para os Cursos Técnicos, na modalidade integrado, em Administração, Informática e Metalurgia ofertados pelo IFMG Campus Ouro Branco.

Os estudantes deverão preencher o cadastro no Sistema de Matrículas (matricula.ifmg.edu.br) do IFMG, liberado nas datas das matrículas conforme o cronograma de cada chamada, e enviar da documentação digitalizada. O início das aulas está previsto para o dia 13 de março de 2023.

3ª Chamada: 03/02 a 09/02/23

> Confira a lista da 3ª chamada dos Cursos Técnicos Integrados (clique aqui)

Documentos comuns a todos os candidatos:

• Foto 3x4;
  • CPF próprio;
  • Carteira de Identidade (RG) ou Carteira de Trabalho (CTPS) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Passaporte.
  • No caso de candidatos menores de idade, a matrícula deverá ser realizada por um responsável legal ou procurador. É necessário inserir no sistema de matrículas também um documento de identidade do responsável legal. Caso a matrícula seja solicitada por um procurador, este deverá anexar uma procuração para este fim além de um documento pessoal com foto. Os candidatos maiores de 18 anos também poderão ser representados por um procurador que deverá anexar uma procuração assinada pelo próprio candidato aprovado e ainda um documento pessoal com foto.
  • Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 a 45 anos.
  • Certificado ou Declaração de conclusão do Ensino Fundamental para os Cursos Técnicos Integrados ou Certificado e Declaração de conclusão do Ensino Fundamental e Médio para os Cursos Técnicos Subsequentes ou equivalente caso o candidato não tenha os documentos solicitados. No prazo máximo de 30 dias, o candidato deverá anexar o Histórico Escolar sem pendência.

Em caso de dúvidas, os candidatos devem entrar em contato pelo e-mail secretaria.ourobranco@ifmg.edu.br.

Validação da Reserva de Vagas (Processo de Heteroidentificação)

Os candidatos inscritos para as vagas destinadas a negros (pretos ou pardos) ou indígenas - cotas L2, L6, L10 e L14 - deverão passar pelo processo de heteroidentificação que será realizado presencialmente. Trata-se de uma entrevista, etapa complementar à autodeclaração realizada pelo candidato. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail heteroidentificacao.ourobranco@ifmg.edu.br.

Atenção! Os candidatos convocados para as vagas de Ampla Concorrência devem apresentar os documentos referentes à Ampla Concorrência. Os candidatos L2, L6, L10 e L14 convocados na 1a chamada nas vagas A0 NÃO precisarão passar procedimento de heteroidentifcação. A partir da 2a chamada, os candidatos L2, L6, L10 e L14, mesmo sendo convocados como A0, deverão passar pela entrevista presencial (processo de heteroidentificação, etapa complementar à autodeclaração.

Cronograma: Convocação de Entrevistas da 3ª Chamada | Processo de Heteroidentificação

09/02/2023 das 17hs às 19hs- Entrevista com todos os convocados nas modalidades L2 e L6
09/02/2023 - Resultado final dos candidatos deferidos
09/02/2023 - Resultado parcial dos candidatos indeferidos
10/02/2023 - Data limite para recurso
13/02/2023 - Resultado final após julgamento dos recursos

Documentos Específicos para a Reserva de Vagas:

Convocação dos Excedentes e Lista de Espera

Após a matrícula dos candidatos aprovados, de acordo com a respectiva chamada, caso haja vaga disponíveis, os candidatos excedentes poderão ser convocados observando a quantidade de vagas e as ações afirmativas (cotas). É responsabilidade do candidato acompanhar as chamadas publicadas no site do Campus Ouro Branco. O IFMG não envia e-mail aos candidatos convocados.

Matrícula dos Cursos de Graduação

A matrícula dos Cursos de Graduação ainda não tem data prevista uma vez que a publicação do resultado do Processo Seletivo 2023 acontece após a divulgação das notas do Enem 2022 a partir do dia 13 de fevereiro, conforme cronograma divulgado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) do Ministério da Educação.