Notícias
Processo Seletivo 2026: matrícula dos Cursos Técnicos do Campus Ouro Branco
Entre os dias 7 e 14 de janeiro serão realizadas as matrículas da 1a chamada dos candidatos aprovados no Processo Seletivo 2026 para os Cursos Técnicos Integrados em Administração, Informática e Metalurgia e Curso Técnico Subsequente em Metalurgia ofertados pelo IFMG Campus Ouro Branco.
Como realizar a sua matrícula?
Todos os candidatos convocados para a matrícula deverão realizar o cadastro na Plataforma Gov.br, com seu próprio CPF, e providenciar os documentos e formulários previstos no Edital. As matrículas serão realizadas utilizando o Sistema de Matrículas, e todos os documentos e formulários solicitados serão enviados via Sistema de Matrículas (arquivos no formato .jpg e .pdf).
O acesso ao Sistema de Matrículas se dará através do login na plataforma Gov.br pelo Balcão de Serviços do Governo Federal. Para utilização do serviço é necessário ter uma conta no Gov.Br com o nível mais baixo (bronze) do candidato convocado. Caso não tenha cadastro no Gov.BR veja o vídeo Saiba como criar uma conta GOV.BR [OFICIAL].
Abaixo estão disponibilizados vídeos com a explicação do acesso via Balcão Digital, o Processo de solicitação da matrícula e a Devolutiva da análise da solicitação:
- Conta Gov Br e acesso ao balcão digital
- Orientações de Matrícula - Envio de dados e documentos
- Retorno da solicitação de matrícula
Consulte abaixo a lista da documentação exigida em edital:
- Técnico Integrado - Ampla Concorrência
- Técnico Integrado - Cotas
- Técnico Subsequente - Ampla Concorrência
- Técnico Subsequente - Cotas
Em caso de dúvidas, envie um e-mail para secretaria.ourobranco@ifmg.edu.br.
Processo de Heteroidentificação
As bancas de heteroidentificação referente à 1ª chamada ocorreram entre os dias 3 e 5 de dezembro.
Clique aqui para mais informações
Convocação dos Excedentes e Lista de Espera
As aulas terão início em março de 2026. Após a matrícula dos candidatos aprovados, de acordo com a respectiva chamada, caso haja vaga disponíveis, os candidatos excedentes poderão ser convocados observando a quantidade de vagas e as ações afirmativas (cotas). É responsabilidade do candidato acompanhar as chamadas publicadas: acompanhe as próximas chamadas pelo site.


