Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Ouro Branco participa de capacitação na França

Professor do Campus Ouro Branco participa de capacitação na França

Oferecido pela Embaixada da França no Brasil, o curso visa ao desenvolvimento de habilidades e o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas para o ensino de língua francesa.
publicado: 12/01/2022 12h34, última modificação: 12/01/2022 12h34

No final de 2021, o professor Adilson Ribeiro, do IFMG Campus Ouro Branco, esteve na França para participar de um curso de capacitação a convite da Embaixada da França no Brasil. O curso visa ao desenvolvimento de habilidades e ao aperfeiçoamento de práticas pedagógicas para o ensino-aprendizagem de língua francesa.

Professores de vários países participaram da formação denominada Formation pédagogique: enseigner le Français Langue Etrangère aujourd’hui que ocorreu no CAVILAM (Centre d’Approches Vivantes des Langues et des Médias) em parceria com a universidade francesa Clermont Auvergne, na cidade de Vichy, na França.

Para o professor, “foi uma oportunidade única e uma rica experiência de aprendizado que possibilitará a criação e a condução de projetos de ensino para a comunidade interna do IFMG, especialmente para a preparação de estudantes que desejem fazer cursos ou intercâmbio em universidades francesas ou francófonas.”

Curso à distância

Ainda em 2021, o professor Adilson Ribeiro foi selecionado para a formação, à distância, de implementação da metodologia Franmobe, utilizada para promover a mobilidade estudantil, juntamente com a professora Simone Garcia de Oliveira, do Campus Ouro Preto.

O Franmobe tem como objetivo formar, em francês, os estudantes brasileiros e acompanhá-los em seus projetos de mobilidade junto a uma universidade francesa ou francófona. A formação combina a aquisição das competências em francês com objetivos acadêmicos e interculturais e busca otimizar as chances de inserção bem sucedidas de estudantes brasileiros em meio acadêmico e na vida cotidiana em países de língua francesa.

A capacitação foi viabilizada por meio de parceria entre o CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) e a Embaixada da França no Brasil e oferecida pelo Serviço de Cooperação Educacional e Linguística da Embaixada da França, em parceria com o Cefet-MG.

IFMG irá receber o programa Assistentes de Francês

O IFMG também está entre as instituições selecionadas para participar da próxima edição do programa Assistente de Francês, que consiste em receber franceses que tenham o diploma de pós-graduação para realização de ações pedagógicas, culturais, linguísticas e de cooperação internacional durante o ano escolar. A previsão de início das atividades é em março de 2022.

"Nosso projeto está calcado em três pontos: difusão da língua e cultura francesas para a comunidade do IFMG; fomento a grupos de estudo do idioma nos campi; e preparação para uma participação mais intensa da instituição no Fórum Franco Brasileiro", explica o assessor de Relações Internacionais, Gabriel Carvalho. As atividades serão desenvolvidas em parceria com o France Education International, agência do Ministério de Educação Nacional da França.