Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do EnergIF recebe prêmio em Simpósio realizado no Panamá

Professor do EnergIF recebe prêmio em Simpósio realizado no Panamá

O professor Dimas Coura, que atua no EnergIF ofertado pelo IFMG Campus Ouro Branco, é o ganhador do Prêmio Young Stars Award, entregue durante o Simpósio Sustainable Industrial Processing Summit 2023 (SIPS 2023), realizado no Panamá.
publicado: 31/01/2024 17h21, última modificação: 02/02/2024 15h06

O professor Dimas Coura, que atua no EnergIF ofertado pelo IFMG Campus Ouro Branco, recebeu o Prêmio Wuthrich Internacional Young Star Award, que leva o nome do Prof. Kurt Wüthrich ganhador do Nobel de Química de 2002, durante o Simpósio Sustainable Industrial Processing Summit 2023 (SIPS 2023), realizado na Cidade do Panamá (Panamá).

A premiação é fruto do artigo "Biomass Consumption in a Steam Generator in the Context of the Brazilian Scenario", que tem como base a pesquisa sobre bioenergia com a utilização de biomassa de milho e bambu para a geração de vapor em centrais termoelétricas de usinas siderúrgicas integradas, desenvolvida pelo professor no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais (REDEMAT) pela Universidade Federal de Ouro Preto.

De acordo com Dimas, "a utilização de fontes renováveis na indústria siderúrgica possibilita a redução de emissões de gases do efeito estufa, em direção do desenvolvimento sustentável e consequentemente minimizando os danos causados pelos desastres naturais e a economia em diversas áreas do planeta", explica. O estudo apresenta a disponibilidade de biomassa no Brasil, além das emissões do setor e uma análise do consumo energético por meio da biomassa, além da análise financeira. "A economia de baixo carbono possui diversas iniciativas assim como o sequestro de CO2 no processo. O Brasil possui vantagens climáticas, geográficas e em sua matriz energética", ressalta.

Clique aqui e confira a entrega da premiação!

Dimas Coura é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Presidente Antônio Carlos, possui mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Ouro Preto em térmica e fluídos e atualmente está cursando doutorado em Engenharia de Materiais na Universidade Federal de Ouro Preto. Atua também como professor no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ouro Branco no curso de energia renovável e geração fotovoltaica e atua também setor siderúrgico na cidade de Ouro Branco.

Sobre o evento

Sustainable Industrial Processing Summit 2023 (SIPS 2023) é um evento realizado anualmente. É organizado desde 2003 pela FLOGEN Stars Outreach, corporação sem fins lucrativos, que se dedica a alcançar a sustentabilidade por meio da ciência e da tecnologia. Apresenta palestras com palestrantes renomados que abordam a ligação entre os domínios científico, tecnológico e de engenharia na busca do desenvolvimento sustentável, bem como simpósios específicos de ciência, tecnologia e engenharia (https://www.flogen.org/sips2023).