Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Fomento a Bolsas de Pesquisa recebe inscrições

Programa de Fomento a Bolsas de Pesquisa recebe inscrições

Projetos poderão ser submetidos até o dia 16 de setembro. Os projetos aprovados poderão contar com bolsas para estudantes no valor de até R$ 500,00.
publicado: 30/08/2022 16h09, última modificação: 30/08/2022 16h09

O Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa está com inscrições abertas até o dia 16 de setembro. O programa é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico e para a iniciação à pesquisa.

Para participar com a submissão de projetos, o servidor deve pertencer ao quadro permanente do IFMG, professores substitutos, visitantes ou servidores em colaboração técnica, desde que a data de encerramento do projeto seja até o limite do prazo para permanência na instituição. Outra possibilidade é indicar um servidor para a sua continuidade.

O que deve conter no projeto?

A proposta deverá abordar os tópicos: resumo do projeto de pesquisa; palavras-chave; introdução; justificativa; fundamentação teórica; objetivo geral; metodologia da execução; acompanhamento e avaliação do projeto durante a execução; resultados esperados; bibliografia e equipe.

Todos os projetos devem ser de autoria do pesquisador, ter mérito técnico-científico, apresentar viabilidade técnica e/ou econômica. Os projetos deverão ser inscritos pelo Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) pelo coordenador, sendo aceita somente uma proposta por docente.

Confira as modalidades de bolsas a serem ofertadas:

• PIBIC-Jr/PIBICEM CNPq - Carga horária: 8 horas semanais | Valor mensal: R$ 100,00 - O aluno deverá estar matriculado no ensino médio, não pode possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa ou de extensão, com exceção de bolsas de agências de fomento que permitam o acúmulo.
  • PIBIC FAPEMIG Carga horária: 20 horas semanais | Valor mensal: R$ 500,00 - O aluno deverá estar matriculado no curso superior, não pode possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa ou de extensão, com exceção de bolsas de agências de fomento que permitam o acúmulo.
  • PIBIC CNPq Carga horária: 20 horas semanais | Valor mensal: R$ 400,00 - O aluno deverá estar matriculado no curso superior, não pode possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa ou de extensão, com exceção de bolsas de agências de fomento que permitam o acúmulo.
  • PIBITI CNPq - Carga horária: 20 horas semanais | Valor mensal: R$ 400,00 - O aluno deverá estar matriculado no curso superior. Será permitido manter vínculo empregatício desde que não haja prejuízo para as atividades previstas no seu plano de trabalho.

Comissão de Ética

Os projetos que necessitarem de pesquisa com seres humanos ou animais deverão anexar o protocolo na Plataforma Brasil ou junto à Comissão de Ética no Uso de Animais do IFMG. Pesquisas com ações com o Patrimônio Genético (PG) e Conhecimento Tradicional Associado (CTA) também devem conter um protocolo anexado. Os documentos necessários são encontrados em anexo no edital.

Edital 57/2022 - Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa