Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos de enfrentamento da pandemia em municípios da Bacia do Rio Doce
conteúdo

Notícias

Projetos de enfrentamento da pandemia em municípios da Bacia do Rio Doce

IFMG e universidades mineiras publicam edital para fomento de projetos de enfrentamento da pandemia em municípios da Bacia do Rio Doce, afetados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG).
publicado: 27/10/2020 09h55, última modificação: 27/10/2020 09h56

Está aberto, até o dia 25 de novembro, o prazo para submissão de projetos interinstitucionais de extensão em interface com a pesquisa para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 e seus impactos nos municípios da Bacia do Rio Doce, afetados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG). A iniciativa é fruto de parceria entre o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

As propostas deverão também contribuir para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Os projetos aprovados serão custeados por meio de recursos provenientes de multa aplicada à Samarco Mineradora S.A. decorrentes de procedimento judicial do Ministério Público do Trabalho, com jurisdição na Vara da Justiça do Trabalho de Ouro Preto. O valor total dos recursos solicitados em cada proposta poderá ser de até R$ 100 mil, sendo que os recursos alocados para o financiamento deste edital são de até R$ 2 milhões. 

A proposta visa o intercâmbio de conhecimentos e metodologias uma vez que as equipes deverão ser compostas por docentes ou técnicos-administrativos de pelo menos duas das instituições proponentes, além de estudantes do ensino técnico, médio, graduação e/ou pós-graduação. No caso de ações coordenadas por servidores técnico-administrativos, deverá constar na equipe de trabalho pelo menos um docente, que ficará responsável pela orientação dos discentes/bolsistas. As propostas apresentadas deverão ser desenvolvidas no prazo de 12 meses.

 Por integrar o comitê de assessoramento para destinação dos recursos provenientes de multa aplicada à Samarco Mineradora S.A., o Campus Ouro Preto foi a unidade do IFMG responsável por fazer a articulação com as demais instituições. “Este documento representa uma iniciativa importante e inovadora, que possibilita a formação de equipes e parcerias a longo prazo entre instituições de ensino para a proposição de projetos de extensão em interface com pesquisa que contribuam com a concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. É uma iniciativa muito importante para contribuir com as populações das regiões atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, principalmente neste momento de pandemia que estamos vivendo”, afirma Elisangela Silva Pinto, Diretora de Inovação, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do IFMG Campus Ouro Preto.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail dipe.ouropreto@ifmg.edu.br.

Edital n° 01/2020 - Fomento a projetos interinstitucionais de extensão em interface com a pesquisa para o enfrentamento à pandemia da COVID-19

IFMG: Formulário de inscrição

Fonte: Texto adaptado de matéria originalmente publicada pelo IFMG Campus Ouro Preto (www.ifmg.edu.br/ouropreto).