Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos de Inovação do IFMG recebem aporte de R$900 mil

Projetos de Inovação do IFMG recebem aporte de R$900 mil

O recurso financiará bolsistas, equipamentos, material de consumo e permanente, além da aquisição de softwares, livros e despesas relativas à proteção de propriedades intelectual.
publicado: 03/10/2023 18h28, última modificação: 03/10/2023 18h28

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), o Polo de Inovação e os Ambientes de Inovação do IFMG receberam um reforço para o desenvolvimento de suas atividades. Durante três anos, serão investidos R$900 mil, com recursos  é oriundo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) - por meio da chamada pública 007/2023 (clique aqui) - na prospecção de problemas, oportunidades e demandas de empresas mineiras como impulsionadores do ecossistema de inovação do instituto.

O projeto, de autoria dos professores Norimar Verticchio e Raquel Fonseca, também prevê as seguintes aquisições: participação em eventos de inovação, criação de 10 minibibliotecas nos Ambientes de Inovação com livros ligados a inovação e empreendedorismo; notebooks, impressoras 3D, óculos de realidade virtual, kits Arduíno, Raspberrys Pi (mini-computadores de placa única multiplataforma) e outros equipamentos makers.

A proposta é que o NIT, o Polo de Inovação, os IFmaker e as incubadoras trabalhem juntos para desenvolver as empresas locais e a sociedade por meio da pesquisa aplicada e do desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. Para apoiar o desenvolvimento do projeto, o recurso também contemplará a contratação de dois bolsistas com doutorado (BDTI), com bolsa no valor de R$5.200,00, durante 30 meses de execução do projeto que terão a missão de prospectar problemas, demandas e oportunidades de empresas.

Segundo o coordenador do NIT, Norimar de Melo Verticchio, “o objetivo principal é o aumento do número de acordos de parceria entre o IFMG e as empresas mineiras, além do aumento do número de startups incubadas nas incubadoras do IFMG e também no número de proteção de propriedade intelectual e transferência de tecnologia”. Os acordos de parceria poderão ser feitos pelo polo de inovação, usando recursos da Embrapii ou sem a presença do polo.

Para Vertecchio, a prospecção de problemas, demandas e oportunidades nas empresas abre um leque de possibilidades para a atuação do IFMG junto a estes demandantes. “Além disso, é importante salientar que nos últimos dois anos, angariamos quase R$2 milhões em projetos externos (via Fapemig e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais), além de R$680 mil em recursos próprios da Reitoria do IFMG”, afirma

Ambientes de Inovação

Atualmente, o IFMG conta com 12 Ambientes de Inovação localizados nos campi: Bambuí, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Itabirito, Piumhi, Ponte Nova, Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirao das Neves e Sabará. São espaços que estimulam o compartilhamento de conhecimento, promovem experiências criativas e desenvolvem empreendedorismo a partir do trabalho colaborativo de servidores, estudantes e agentes da sociedade. Conheça mais (clique aqui).