Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Relatório apresenta informações e dados da gestão do IFMG em 2022

Relatório apresenta informações e dados da gestão do IFMG em 2022

Disponível para a comunidade, relatório apresenta as principais atividades e dados da gestão do IFMG em 2022 em Ensino, Pesquisa, Extensão, além das demais áreas administrativas.
publicado: 19/04/2023 14h11, última modificação: 19/04/2023 14h11

O IFMG empenhou mais de R$12 milhões, em 2022, no atendimento a programas de assistência estudantil, para os quais foram destinadas 18,2 mil bolsas. A instituição também investiu na oferta de oportunidades para a sociedade por meio da realização de 347 eventos de extensão e ampliação da oferta de capacitação gratuita na Plataforma +IFMG, que chegou a 120 cursos. Já no âmbito de pesquisa e desenvolvimento, o aporte próprio foi de R$1,6 milhão, além da captação de R$ 1,2 milhão de recursos externos. Estes e outros dados estão disponíveis no Relatório de Gestão 2022, instrumento que permite ao IFMG prestar contas sobre suas ações à sociedade.

Para o reitor, Kléber Glória, o relatório retrata o momento de desafios e conquistas vivido com a retomada gradual das atividades presenciais, suspensas durante a pandemia. "A instituição enfrentou vários desafios após o período de Ensino Remoto Emergencial decorrente da pandemia de Covid-19, mas a comunidade acadêmica uniu forças para mitigar as defasagens e dificuldades advindas desse cenário. Investimentos foram realizados e medidas importantes foram colocadas em prática", avalia o gestor.

"O alinhamento com os objetivos e metas aprimora a governança e a transparência pública no próprio processo de prestação de contas, trazendo também maior maturidade estratégica para o IFMG". Wilson da Costa
> Clique aqui e acesse o Relatório de Gestão 2022

Prestação de contas

O relatório foi construído a partir de informações e análises de resultados realizadas pelas próprias áreas, usando metodologia e orientações do Tribunal de Contas da União (TCU), de forma a mostrar os resultados alcançados frente aos objetivos estabelecidos. Segundo o diretor de Desenvolvimento Institucional, Wilson José da Costa, "a prestação de contas é feita no formato de relato integrado, orientado pelo TCU, em consonância com os objetivos e metas executados ao longo do ano. Esse alinhamento aprimora a governança e a transparência pública no próprio processo de prestação de contas, trazendo também maior maturidade estratégica para o IFMG".

Além de informações gerais sobre o desempenho das áreas, com alguns destaques que podem ser conferidos a seguir, o relatório de gestão contém dados sobre o histórico da Instituição, missão, visão, valores, organograma e estruturas de governança; principais canais de comunicação com a sociedade; principais projetos e ações realizados; dados sobre os servidores, despesas com pessoal e avaliação da força de trabalho; além de execução orçamentária e financeira, repasses, transferências de recursos, investimentos, obras, licitações e contratos. O arquivo é disponibilizado para consulta dos órgãos reguladores e da sociedade na área de Transparência do portal do IFMG.

Prestação de contas: confira alguns destaques de 2022

Capa relatos etnico raciais_page-0001.jpgEnsino e Assuntos Estudantis:
• Implementação do programa de monitoria com reforço para as disciplinas de Português e Matemática
• Lançamento do volume 3 do Anuário dos Projetos de Ensino e outras publicações, a exemplo do e-book sobre Relações Étnico-Raciais (foto)
• 69 eventos realizados sobre direitos humanos, inclusão, diversidade e cidadania
• 3.116 auxílios concedidos para atendimento aos estudantes em vulnerabilidade social
• R$ 12.536.193,34 em recursos empenhados para os programas da Assistência Estudantil
• 18.261 bolsas concedidas através dos programas da Assistência Estudantil

Platanetario-IFMG2.jpegExtensão:
• 347 eventos de extensão realizados
• Ampliação de cursos na Plataforma +IFMG, chegando a 120 capacitações gratuitas
•
Investimento no Programa de Astronomia com a compra de 14 telescópios e do planetário móvel (foto)
• Ampliação e melhoria dos estúdios de gravação de aulas nos campi
Realização do Encontro Esportivo e políticas de incentivo ao esporte
• Lançamento do curso preparatório “Pré-IFMG”

editora-feed-livros copy.jpgPesquisa – Inovação e Pós-graduação:
• R$ 1.606.683,90 aplicados em pesquisa e inovação
372 bolsas de pesquisa concedidas
45 grupos de pesquisa certificados no CNPq
Planeta IFMG: 49 atividades propostas e mais de 1.100 inscrições no evento
Aprovação de 5 novos cursos de Pós-graduação Lato Sensu
•
Criação dos comitês de ética em pesquisa e no uso de animais
•
Implantação dos ambientes de inovação nos campi
•
Lançado o primeiro edital de publicação de livros pela Editora IFMG
R$ 1,2 milhão de recursos externos captados para ações de pesquisa e inovação

Gestão de Pessoas:
•
Capacitação: 350 ações de desenvolvimento executadas e mais de 180 servidores certificados na Escola Virtual do Governo
Implantação do Programa de Gestão - modalidade teletrabalho
•
Continuidade da informatização de processos de pessoal
•
Implantação de novos módulos no SouGOV, como férias, auxílios etc.
Regulamentação da Jornada de Trabalho Docente – RJTD
•
Desenvolvimento de manuais operacionais para os setores de Gestão de Pessoas nos campi

Administração e Infraestrutura:
• R$ 22.356.535 destinados para investimento
•
60% dos recursos de capital destinados para obras e instalações e 22% para compra de laboratórios e equipamentos destinados ao ensino
20 ações de sustentabilidade implementadas
• C
onclusão de 13 obras nos campi
• I
nauguração da Biblioteca do Campus São João Evangelista