Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Roda de Conversa discute a presença das mulheres negras na literatura e no mundo
conteúdo

Notícias

Roda de Conversa discute a presença das mulheres negras na literatura e no mundo

publicado: 21/02/2020 19h09, última modificação: 22/02/2020 10h24

Foi realizada ontem, dia 20 de fevereiro, no IFMG Campus Ouro Branco, a Roda de Conversa “À flor da pele: chá, café e prosa”, com a presença da escritora Mirian Cristina dos Santos, para discutir o lugar da mulher negra dentro da sociedade e da literatura, e também dar visibilidade ao trabalho de autoras negras.

Na ocasião, a escritora abordou ideias presentes no seu livro “Intelectuais negras: prosa negro-brasileira contemporânea”, publicado pela editora Malê em 2018. A autora aborda as principais demandas da mulher negra na contemporaneidade, denunciando sua condição marginalizada. Para ela, a literatura escrita por mulheres é símbolo de força, resistência, afirmação e denúncia.

Mirian Cristina dos Santos possui graduação, mestrado e doutorado em Letras. É especialista em Política de Promoção da Igualdade Racial e professora da rede pública municipal. Mulher negra, vinda de classe baixa e de uma família não letrada, a autora quebra com estereótipos racistas que marginalizam pessoas negras dentro do conhecimento.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade (NEPGRES) e pelo Coletivo Matricarias, um grupo de mulheres fundado por iniciativa das alunas Luciana Baêta e Heloísa Rocha, com apoio das professoras Heleniara Moura e Marie Tavares, dedicado ao estudo e à organização de ações que consistem em intervenções artísticas e de conscientização, dentro e fora do ambiente escolar.