Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Saiba como solicitar os certificados Encceja
conteúdo

Notícias

Saiba como solicitar os certificados Encceja

publicado: 18/09/2020 06h34, última modificação: 22/03/2021 11h50

Para solicitar os certificados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), emitidos pelo IFMG Campus Ouro Branco, é necessário enviar um e-mail para secretaria.ourobranco@ifmg.edu.br, anexando o comprovante de notas obtidas no exame (contendo o código de validação), além de cópia do documento de identidade e CPF.

As solicitações de certificado de conclusão do ensino médio ou de declaração parcial de proficiência com base nas notas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) serão atendidas no prazo de 2 (dois) dias úteis a partir do recebimento do e-mail, caso todas as informações estejam corretas e a documentação completa tenha sido entregue.

Devido à suspensão do atendimento presencial no Campus Ouro Branco, nesse momento, estão sendo emitidas declarações de conclusão provisórias por e-mail. Assim que as atividades presenciais forem retomadas, os candidatos devem entrar em contato por este mesmo e-mail para agendar a retirada dos documentos oficiais impressos.

ATENÇÃO - As provas do Encceja 2020 ainda não foram realizadas, por decisão do Inep, e sua aplicação é de responsabilidade do órgão. Em caso de dúvidas sobre as provas, o interessado deve entrar em contato diretamente com o Inep.

Informações importantes

• O IFMG é uma instituição parceira do Inep, realizando a certificação após a divulgação das notas pelo órgão. Portanto, o IFMG não é responsável pela organização ou realização dos exames, nem dos resultados das provas.

• O IFMG não é a única instituição parceira do Inep no estado de Minas Gerais. Os Institutos Federais do Norte de Minas (IFNMG), do Triângulo Mineiro (IFTM), do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste de MG), além da Secretaria de Estado de Educação de MG, também realizam a certificação. Antes de entrar em contato, o interessado deve verificar, no Boletim de Resultados, se indicou algum dos campi do IFMG no ato de sua inscrição.

• A divulgação dos resultados do Encceja não gera o certificado automaticamente. Para obtê-lo é preciso fazer a solicitação do documento no campus indicado na inscrição e aguardar o prazo de entrega. O processo de emissão do certificado demanda tempo e compreende várias etapas.