Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo Seletivo 2022/1: saiba mais sobre as formas de avaliação

Processo Seletivo 2022/1: saiba mais sobre as formas de avaliação

Para os cursos técnicos, o IFMG utilizará a avaliação de desempenho escolar. Já para os cursos de graduação, a seleção será pela nota do Enem. Alguns cursos também irão avaliar por análise de desempenho escolar.
publicado: 03/10/2021 06h54, última modificação: 04/10/2021 10h32

Nesta segunda-feira, dia 4 de outubro, têm início das inscrições do processo seletivo 2022/1 do IFMG. Esta edição do vestibular oferece vagas em todos os 18 campi do IFMG, com opções de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, cursos técnicos subsequentes e cursos superiores (bacharelado, licenciatura e tecnológicos).

No Campus Ouro Branco, serão ofertadas vagas para os cursos Técnicos Integrados em Administração, Informática e Metalurgia, Técnico Subsequente em Metalurgia e graduação em Administração, Engenharia Metalúrgica, Pedagogia e Sistemas da Informação. O prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição até 18 de outubro. As inscrições irão até o dia 4 de novembro e o  valor da taxa é de R$20.

Confira como irá funcionar a avaliação dos candidatos:

CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS
Voltados para os estudantes que concluíram (ou vão concluir) o Ensino Fundamental até a data de matrícula e desejam cursar no IFMG o Ensino Médio integrado à formação técnica.
Forma de seleção: análise de desempenho escolar.
Serão avaliadas as notas de Português e Matemática do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental
 ou ano/série correspondente. Para tanto, será aceito histórico ou outro documento oficial válido que possa atestar o desempenho escolar do candidato nessas disciplinas. O documento comprobatório deve ser obtido junto à escola de origem do estudante e anexado, em formato digital, no sistema no ato da inscrição.
- Veja todos os detalhes no edital 60/2021

CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES
Destinados a quem já finalizou ou está finalizando o Ensino Médio e procura uma qualificação rápida e prática para entrar no mercado. Neste caso, o estudante faz apenas a formação técnica no IFMG.
Forma de seleção: análise de desempenho escolar.
Serão avaliadas as notas de em Português e Matemática ao final do 1º e 2º anos do Ensino Médio
- Veja todos os detalhes no edital 60/2021

CURSOS DE GRADUAÇÃO
Na graduação, o IFMG oferece cursos de bacharelado, tecnológicos e de licenciatura.
A seleção se dará de três formas:
1) Aproveitamento de notas do Enem
, de pelo menos um dos últimos 5 anos (2017 a 2021).
2) Análise de Desempenho Escolar mais uma prova de Redação on-line, para os cursos listados abaixo, dos campi Bambuí, Congonhas, Piumhi e São João Evangelista. Para tanto, será aceito histórico escolar ou outro documento oficial válido que possa atestar o desempenho escolar do candidato em Português e Matemática ao final do 1º e 2º anos do Ensino Médio ou ano/série correspondente.
- Sobre essas duas formas de avaliação, veja todos os detalhes no edital 61/2021
3) Sisu
 (Sistema de Seleção Unificado), conforme cronograma disponibilizado pelo MEC e edital específico.

Confira quais cursos superiores terão seleção para avaliação de desempenho escolar:

• Bambuí

Física Licenciatura (Noturno)
Agronomia Bacharelado (turno Integral)
Ciências Biológicas Licenciatura (Noturno)
Engenharia de Alimentos Bacharelado (turno Integral)
Engenharia de Computação Bacharelado (turno Integral)
Engenharia de Produção Bacharelado (Integral)

• Congonhas

Física Licenciatura (Noturno)

• Piumhi

Engenharia Civil Bacharelado (turno integral)