Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Simulação de conferências da ONU irá reunir reunir cerca de 100 estudantes
conteúdo

Notícias

Simulação de conferências da ONU irá reunir reunir cerca de 100 estudantes

Como tema “Américas”, acontece nos dias 24 e 25 de junho a UNIF, simulação de conferências da ONU realizada pelo IFMG Campus Ouro Branco.
publicado: 22/06/2022 12h24, última modificação: 22/06/2022 12h24

Nesta semana, entre os dias 24 e 25 de junho, será realizada a 5ª edição da UNIF (United Nations Instituto Federal) com o tema "Américas". O evento, que acontece anualmente, simula conferências da ONU (Organização das Nações Unidas), tratando de questões atuais e relevantes no Brasil e no mundo. 

Na ocasião, cerca de 100 estudantes de Ensino Médio irão atuar como delegados, ou seja, como diplomatas representando um país, personalidade ou organização não governamental defendendo seus posicionamentos perante diversas questões e buscando soluções para problemas reais. Esta edição acontecerá de forma híbrida, com comitês presenciais e também online. 

Confira os debates que irão rolar por lá: 

  • Educação pós-pandemia: a ciência e a pandemia no século XXI nos países da América Latina
  • A Independência do Brasil (1822) enquanto um processo não-uniforme e repleto de conflitos
  • FAO 2022 - Insegurança Alimentar e Fome na América Latina e no Caribe
  • CPI Covid-19/ 2021 - Caso Prevent Sênior
  • Agência de Comunicações e Transmissões de Notícias: TV & o uso de mídias sociais

O que é a UNIF?

A UNIF é fruto de um projeto de extensão do Campus Ouro Branco, vinculado ao Grupo de Relações Internacionais (GRIIF). O evento simula os comitês realizados pela ONU (Organização das Nações Unidas). Na ocasião, os alunos atuam como delegados, distribuídos em comitês, atuando em representações diplomáticas, órgãos e entidades vinculados às Nações Unidas para debaterem, pactuarem, deliberarem e formarem acordos sobre os temas em questão.

A simulação permite, dessa forma, a vivência de experiências que englobam o aprimoramento da oratória, aquisição de conhecimentos gerais e geopolíticos, oportunidade de conhecer novas pessoas e lugares, além do desenvolvimento pessoal e social. Também pode ser um diferencial para aqueles que querem ajudar na diminuição das barreiras sociais e ampliar sua participação em projetos que gerem impacto na sociedade.