Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Simulações de conferências da ONU irão reunir mais de 120 estudantes

Simulações de conferências da ONU irão reunir mais de 120 estudantes

O evento que, neste ano, tem como tema “Conflitos da Humanidade”, será realizado virtualmente entre os dias 23 e 25 de julho.
publicado: 22/07/2021 22h05, última modificação: 22/07/2021 22h05

Nesta semana, entre os dias 23 e 25 de julho, será realizada a 4ª edição da UNIF (United Nations Instituto Federal) com o tema “Conflitos da Humanidade”. O evento, que acontece anualmente, simula conferências da ONU (Organização das Nações Unidas), tratando de questões atuais e relevantes no Brasil e no mundo. Neste ano, será realizado virtualmente em função da pandemia de Covid-19.

Mais de 120 estudantes de Ensino Médio irão atuar como delegados, ou seja, que deverão se preparar para atuar como diplomatas representando um país, personalidade ou organização não governamental defendendo seus posicionamentos perante diversas questões e buscando soluções para problemas reais.

A solenidade de abertura será transmitida pelo Youtube do IFMG Campus Ouro Branco no dia 23 de julho, às 19 horas, e contará com a presença dos ex-alunos: Arthur Henrique de Souza, Filipe Emanuel da Silva, Henrique Santana, Laís Helena Silva e Tamíris Moreale que irão relatar como a experiência na UNIF impactou suas escolhas e trajetórias profissionais.

Confira os debates que vão rolar por lá:

● CNU - Conferência das Nações Unidas: Chernobyl (1986)

● TMI - Tribunal Militar Internacional: O julgamento de Otto Adolf Eichmann sobre crimes cometidos na Alemanha nazista (1960)

● OIT - Organização internacional do Trabalho: Legislações para combate à escravidão contemporânea

● OEA - Organização dos Estados Americanos: Políticas de controle, soberania e implicações socioeconômicas dos refugiados

● SPECPOL - A Guerra Árabe-Israelense (1948)

● AC - Agência de Comunicação: A arte na escrita e nas ondas de rádio entre a guerra e a prosperidade

O que é a UNIF?

A UNIF é fruto de um projeto de extensão do Campus Ouro Branco, vinculado ao Grupo de Relações Internacionais (GRIIF). O evento simula os comitês realizados pela ONU (Organização das Nações Unidas). Na ocasião, os alunos atuam como delegados, distribuídos em comitês, atuando em representações diplomáticas, órgãos e entidades vinculados às Nações Unidas para debaterem, pactuarem, deliberarem e formarem acordos sobre os temas em questão.

A simulação permite, dessa forma, a vivência de experiências que englobam o aprimoramento da oratória, aquisição de conhecimentos gerais e geopolíticos, oportunidade de conhecer novas pessoas e lugares, além do desenvolvimento pessoal e social.  Também pode ser um diferencial para aqueles que querem ajudar na diminuição das barreiras sociais e ampliar sua participação em projetos que gerem impacto na sociedade.