Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Somando conhecimentos: Olimpíada de Matemática reúne estudantes da rede federal

Somando conhecimentos: Olimpíada de Matemática reúne estudantes da rede federal

Inscrições abertas para Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF). O evento será realizado virtualmente e, além da prova on-line, contará com atividades formativas e culturais.
publicado: 16/06/2021 17h33, última modificação: 18/06/2021 14h52

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) irá realizar a IV Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF). Em função da pandemia, o evento será realizado virtualmente. Serão duas fases: a primeira será a fase de provas on-line que irá ocorrer no dia 19 de setembro.

A segunda etapa contará com atividades formativas e culturais e será realizada de 22 a 24 de outubro, ocasião em que será divulgado o resultado da competição. Na ocasião, serão promovidas palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais, entre outras ações, por meio de plataformas como Youtube e Google Meet.

Para se inscrever, o aluno deve estar regularmente matriculado no ensino técnico integrado ao Ensino Médio ou no ensino técnico integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) das instituições da Rede Federal. As inscrições vão até 19 de julho e devem ser feitas, unicamente, por um servidor do campus que atuará como coordenador local da OMIF e ficará responsável pela olimpíada.

Acessibilidade e novidades em 2021

Nesta edição, os organizadores da OMIF fizeram adaptação das provas para os estudantes com deficiência ou com necessidades específicas, além de incluir o público Inclusão nas regras para premiação. Houve, ainda, desenvolvimento de materiais de divulgação com acessibilidade. Outras novidades foram a criação da revista OMIF, a mudança no regulamento e a disponibilização de medalhas físicas para os estudantes premiados.

SAIBA MAIS: A OMIF é um projeto de ensino e extensão que tem como objetivo propagar a importância da Matemática, promover a formação continuada, servir como uma estratégia pedagógica e ser um evento itinerante. O evento é direcionada para professores e estudantes do ensino técnico integrado ao Ensino Médio das instituições da Rede Federal. Nas edições presenciais, é realizada em duas fases: a primeira na escola do candidato e a segunda em um campus específico da Rede definido no ano anterior.

Inscrições e mais informações no site oficial da OMIF.