Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vagas para professores que queiram atuar no Programa de Residência Pedagógica 2022

Estão abertas as inscrições para professores da rede municipal que queiram orientar estudantes residentes do curso de graduação em Pedagogia do IFMG Campus Ouro Branco.
publicado: 19/10/2022 10h22, última modificação: 10/02/2023 18h15

Se você é professor da escola de educação básica nos municípios de Congonhas, Conselheiro Lafaiete ou Ouro Branco e gostaria de planejar, acompanhar e orientar os residentes nas atividades desenvolvidas na escola-campo em que será realizada o Programa de Residência Pedagógica do IFMG, se inscreva para atuar como professor preceptor.

Para se candidatar é necessário, entre outros requisitos, possuir graduação em Pedagogia, na modalidade Licenciatura; ter experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério na educação básica; atuar como professor na educação infantil ou no ensino fundamental na escola-campo e ter disponibilidade de tempo para realizar as atividades previstas no projeto. As escolas contempladas pelo projeto são:

Município de Conselheiro Lafaiete

• Escola Municipal Doutor Rui Pena - CAIC
  • Escola Municipal Vereador José Aleixo de Matos
  • Escola Municipal Vereador Alfredo Laporte
  • Escola Meridional

Município de Congonhas

• E.E. Lamartine de Freitas
  • EE Feliciano Mendes
  • EE Barão de Paraopeba

Município de Ouro Branco

• Colégio Municipal Pio XII
  • Colégio Municipal João XXIII
  • Escola Municipal "Geraldo Marino Vieira"
  • Escola Municipal Maria Auxiliadora Torres
  • Escola Municipal Maria Zita

As inscrições devem ser realizadas, até o dia 19 de outubro, pelo e-mail: sec.resped.ob@gmail.com. Serão disponibilizadas quatro vagas para professores bolsistas – com bolsa no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) - e outras seis vagas para professores voluntários. A seleção será feita por meio de análise de documentos e preenchimento do Formulário de Inscrição (etapa eliminatória) e Carta de Intenção (etapas classificatórias).

Os candidatos selecionados deverão realizar cursos de capacitação, sendo obrigatório os cursos: Moodle, Classroom e Metodologias Ativas e acompanhar, no máximo, 10 residentes. Além de participar das atividades do projeto, deverão auxiliar os residentes na elaboração do plano de atividades; orientar na elaboração de seus planos de aula e na execução da prática pedagógica; realizar avaliações periódicas; entre outras atividades.

Sobre o Programa Institucional de Residência Pedagógica

A Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC). No IFMG, o projeto é intitulado "Conhecimento, prática e engajamento profissional na formação de professores do século XXI” e propõe promover discussões, metas, parcerias e ações entre os cursos de licenciatura do IFMG e as escolas de Educação Básica.

O programa é destinado aos estudantes do curso de Graduação em Pedagogia do Campus Ouro Branco e visa fomentar o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do futuro profissional nas escolas de educação básica.

Edital 027/2022 - Seleção de Preceptores para Programa Institucional de Residência Pedagógica

Edital 027/2022 - Resultado | Seleção de Preceptores para Programa Institucional de Residência Pedagógica