Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vaga para professores que queiram atuar no Programa de Residência Pedagógica 2023

Estão abertas, até o dia 17 de março, as inscrições para professores da rede municipal que queiram orientar estudantes residentes do curso de graduação em Pedagogia do IFMG Campus Ouro Branco.
publicado: 10/02/2023 18h28, última modificação: 03/07/2023 16h20

Se você é professor da escola de educação básica nos municípios de Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco, e gostaria de planejar, acompanhar e orientar os residentes nas atividades desenvolvidas na escola-campo em que será realizada o Programa de Residência Pedagógica do IFMG, se inscreva para atuar como professor preceptor.

Para se candidatar é necessário, entre outros requisitos, possuir graduação em Pedagogia, na modalidade Licenciatura; ter experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério na educação básica; atuar como professor na educação infantil ou no ensino fundamental na escola-campo e ter disponibilidade de tempo para realizar as atividades previstas no projeto.

Confira as escolas que participam do projeto:

• Conselheiro Lafaiete (MG) - Escola Municipal Doutor Rui Pena (CAIC)
  • Conselheiro Lafaiete (MG) - Escola Municipal Vereador José Aleixo de Matos
  • Conselheiro Lafaiete (MG) - Escola Municipal Vereador Alfredo Laporte
  • Conselheiro Lafaiete (MG) - Escola Meridional
  • Ouro Branco (MG) - Escola Municipal Maria Zita
  • Ouro Branco (MG) - Escola Municipal Fernando Felix de Souza
  • Ouro Branco (MG) - Escola Municipal "Geraldo Marino Vieira"
  • Ouro Branco (MG) - Colégio Municipal João XXIII
  • Ouro Branco (MG) - Escola Municipal Maria Auxiliadora Torres
  • Ouro Branco (MG) - Escola Municipal Maria Zita
  • Ouro Branco (MG) - Colégio Municipal Pio XII

As inscrições devem ser realizadas, até o dia 17 de março, pelo e-mail: sec.resped.ob@gmail.com. Serão disponibilizadas 2 vagas para professores bolsistas, com bolsa no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais), e mais 10 vagas para cadastro de reserva. A seleção será feita por meio de análise de documentos e preenchimento do Formulário de Inscrição (etapa eliminatória) e Carta de Intenção (etapas classificatórias).

Os candidatos selecionados deverão realizar cursos de capacitação, sendo obrigatório os cursos: Moodle, Classroom e Metodologias Ativas e acompanhar, no máximo, 10 residentes. Além de participar das atividades do projeto, deverão auxiliar os residentes na elaboração do plano de atividades; orientar na elaboração de seus planos de aula e na execução da prática pedagógica; realizar avaliações periódicas; entre outras atividades.

Sobre o Programa Institucional de Residência Pedagógica

A Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC). No IFMG, o projeto é intitulado "Conhecimento, prática e engajamento profissional na formação de professores do século XXI” e propõe promover discussões, metas, parcerias e ações entre os cursos de licenciatura do IFMG e as escolas de Educação Básica.

O programa é destinado aos estudantes do curso de Graduação em Pedagogia do Campus Ouro Branco e visa fomentar o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do futuro profissional nas escolas de educação básica.

Edital 006/2023 - Seleção de Preceptores para Programa Institucional de Residência Pedagógica