Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Workshop “Experiências no uso dos Laboratórios Virtuais no IFMG”

Workshop “Experiências no uso dos Laboratórios Virtuais no IFMG”

Docentes dos campi Betim, Conselheiro Lafaiete e Ponte Nova vão apresentar seus relatos de uso da solução tecnológica. Transmissão será pelo canal "IFMG Play" no YouTube.
publicado: 22/02/2022 10h43, última modificação: 22/02/2022 10h43

Amanhã, dia 23 de fevereiro, às 16 horas, será realizado o workshop virtual “Experiências no uso dos Laboratórios Virtuais no IFMG”. Durante o evento, docentes dos campi Betim, Conselheiro Lafaiete e Ponte Nova apresentarão seus relatos a partir do uso da solução tecnológica em suas unidades.

A plataforma conta com mais de 400 práticas disponíveis (veja o catálogo). A ferramenta leva para o dia a dia do IFMG um vasto portfólio de experimentos nas áreas de Saúde, Ciências Naturais, Exatas e Humanidades, enriquecendo os projetos pedagógicos dos cursos. Os laboratórios virtuais terão acesso ilimitado para todos os campi do IFMG até junho de 2022.

Promovido pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional/Cead, a Pró-Reitoria de Ensino e a empresa Algetec, o  workshop será transmitido pelo YouTube, por meio do canal "IFMG Play".

Laboratórios virtuais

Os laboratórios integram atividades práticas das disciplinas ao ambiente virtual de aprendizagem – plataforma AVA Moodle –, a partir de simulações realistas e sofisticadas de um laboratório real. Nele, o estudante é protagonista do experimento: ele tem a possibilidade de fazer escolhas, tomar decisões com segurança e, ainda, observar as possíveis consequências das ações.

Em um cenário de pandemia, a ferramenta favoreceu, ainda, a aprendizagem ao longo do ensino remoto. O contrato entre o IFMG e a empresa Algetec, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, foi firmado em 2021 com recursos da diretriz institucional de EaD, após a avaliação de professores de todos os campi. Quase 300 docentes e técnicos administrativos receberam capacitação sobre como incluir as práticas dos laboratórios virtuais no Moodle.

Laboratório Virtuais: Informações, catálogo e tutoriais

Conheça a tecnologia dos laboratórios virtuais