Você está aqui: Página Inicial > Comissão divulga resultado preliminar das eleições do IFMG

Comissão divulga resultado preliminar das eleições do IFMG

Votação que elegeu reitor e diretores-gerais ocorreu em 18 de junho e foi realizada nos campi e Reitoria. Puderam participar da eleição estudantes, docentes e técnicos administrativos.
publicado: 22/06/2019 22h19, última modificação: 22/06/2019 22h19

Candidato à reeleição, o professor Kléber Gonçalves Glória saiu vitorioso do processo eleitoral para escolha do próximo reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). A votação ocorreu na terça-feira, 18 de junho, entre 8h e 21h, e foi realizada nos 18 campi da instituição, além da Reitoria. O voto foi facultativo e puderam participar estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos. No total, 6.635 votos foram contabilizados. Também foram eleitos os diretores-gerais dos campi Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

Professor do Campus São João Evangelista e atual reitor, Kléber Glória obteve 41,57% dos votos. Ele concorreu com a professora do Campus Ouro Preto, Ana Elisa Novais, que obteve 20,25% dos votos, e o professor do Campus Congonhas, Fabrício Carvalho Soares, que recebeu 3,38% dos votos. O resultado preliminar da votação foi divulgado pela Comissão Eleitoral Central nesta quarta-feira, 19 de junho. Conforme o cronograma das eleições, recursos poderão ser apresentados até 15h de segunda-feira, 24 de junho. O resultado final será divulgado no dia seguinte e seguirá para homologação do Conselho Superior.

Nos campi onde também foram realizadas votações para escolha de novos diretores-gerais, foram eleitos Rafael Bastos Teixeira (Campus Bambuí), Welinton La Fontaine Lopes (Campus Betim), Robert Cruzoaldo Maria (Campus Congonhas), Washington Santos da Silva (Campus Formiga), Willerson Custódio da Silva (Campus Governador Valadares), Oiti José de Paula (Campus Ibirité), Lawrence de Andrade Magalhães Gomes (Campus Ouro Branco), Reginato Fernandes dos Santos (Campus Ouro Preto), Maria das Graças de Oliveira (Campus Ribeirão das Neves), Daniel Neves Rocha (Campus Sabará), Wemerton Luís Evangelista (Campus Santa Luzia) e José Roberto de Paula (Campus São João Evangelista).

Neste processo, foram eleitos servidores que terão mandato de quatro anos (2019 a 2023). Na apuração dos resultados, as comissões eleitorais calcularam o percentual final de votos de cada candidato pela média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento, atribuindo-se o peso de um terço para a manifestação do corpo docente, um terço para a manifestação dos técnicos administrativos e um terço para a manifestação do corpo discente, utilizando fórmula divulgada no regulamento das eleições. Assim que os resultados forem homologados pelo Conselho Superior, o que deve acontecer até 9 de julho, toda a documentação será apresentada ao Ministério da Educação, que fará a nomeação do novo reitor.

Acesse a página do processo eleitoral e consulte o resultado preliminar - Comunicado nº 16