Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2ª Semana Integrada da Consciência Negra: veja programação completa
conteúdo

Notícias

2ª Semana Integrada da Consciência Negra: veja programação completa

"Por um IFMG antirracista" é o tema desta edição. Em formato híbrido, evento evento reúne atividades realizadas pelos campi Ibirité, Ouro Branco, Bambuí, Ouro Preto, São João Evangelista, Betim e Sabará.
publicado: 16/11/2022 11h35, última modificação: 18/11/2022 15h57

 

A II Semana Integrada da Consciência Negra do Instituto, com o tema "Por um IFMG antirracista", está sendo realizada em formato híbrido, incluindo atividades on-line e presenciais em sete campi: Ibirité, Ouro Branco, Bambuí, Ouro Preto, São João Evangelista, Betim e Sabará. Entre palestras, oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas, a expectativa é de que o evento atenda mais de 5 mil pessoas.

Por meio de ações acadêmicas, culturais e sociais, a proposta é atuar para a valorização da identidade e cultura negra, evidenciando o combate ao racismo e suas práticas, além de auxiliar na construção de relações étnico-raciais democráticas e respeitosas no IFMG e em escolas públicas de diversos municípios. "Para isso, foi construída uma agenda sistemática de atividades em alusão ao dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, buscando o fortalecimento da implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 no âmbito do IFMG", explica uma das coordenadoras, a profa. Samira dos Santos Ramos.

O evento reúne colaboradores nacionais e internacionais discutindo temas como identidade racial, pesquisa científica, etnomatemática, feminismo negro, branquitude, diplomacia, entre outros. Ainda há sessões de cinema, rodas de conversa e outras ações que promoverão o contato com a temática racial na instituição, buscando o seu conhecimento, fortalecimento e difusão.

PROGRAMAÇÃO IFMG Campus Sabará:

28/11, segunda-feira

12h às 14h30 – Oficina: Tamborzada Brincante

Local: Campus Sabará
Convidado: Cláudio Emanuel dos Santos
Sobre o convidado: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Educação no Programa Conhecimento e Inclusão em Educação da Faculdade de Educação da UFMG. Atualmente é professor do Centro Pedagógico da UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Cultura e Sociedade, em Arte-educação, na área do brincar. Músico percussionista e Articulador cultural.

 

Confira a programação completa:

Data: 16/11 - quarta-feira

9h - Palestra: Políticas afirmativas - 10 anos da lei de cotas: avanços e desafios
Local: Campus Ibirité - Atividade híbrida com transmissão ao vivo pelo IFMG Play
Palestrante: Prof. Rodrigo Ednilson de Jesus - UFMG
Sobre o palestrante: Graduado em Ciências Sociais, mestre em Sociologia e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Entre 2019 e 2020 realizou o pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, investigando o tema Ações Afirmativas, Heteroidentificação racial e identidade nacional no Brasil. Atualmente, é coordenador da linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG e presidente da Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão Social da UFMG.

10h30 – Palestra: O olhar da justiça para os crimes de racismo e injúria racial
Local: Campus Ibirité
Palestrante:  Dr. Paulo Nascimento
Sobre o palestrante: Profissional especialista na elaboração de projetos culturais e esportivos, com ênfase em captação de recursos governamentais em todas as esferas. Larga experiência no setor de vendas, gerenciamento de equipe no setor privado e público. Atuou como Ouvidor Geral na Prefeitura Municipal de Santa Luzia, MG. Secretário Adjunto da Controladoria Geral do Município de Contagem, MG. Secretário Municipal Adjunto de Esportes do Município de Contagem.

19h - Palestra: A importância da pesquisa científica desenvolvida por pesquisadores Afrodescendentes.
Local: Campus Ouro Branco - Atividade híbrida com transmissão ao vivo pelo canal IF Negro
Palestrante: Prof. José Antônio Caicedo Ortiz - Universidade de Cuauca
Sobre o palestrante: Sociólogo, mestre em Estudos Latino-Americanos, Universidade Andina e Quito. Membro do Centro de Memórias Étnicas, Coordenador da Cátedra Afro-Colombiana Rogerio Velásquez Murillo, Professor do Departamento de Estudos Interculturais da Universidade de Cuauca. Membro da AINALC - Associação de Pesquisadores(as) Afro-Latino-Americanos(as) e Caribenhos(as).

20h - Palestra: O Acordo de Livre Comércio Continental Africano e a Agenda 2063 da União Africana
Local: Campus Ouro Branco - Atividade híbrida com transmissão ao vivo pelo canal IF Negro
Palestrante: Prof. Eduardo Viana
Sobre o palestrante: Advogado e Professor. Doutorando em Estudo do Direito pela Atlantic International University/USA. Mestre em Direito pela UFOP, turma de 2019. Advogado formado pela UFOP/turma de 2015. Possui também Licenciatura Plena em Ciências Biológicas-UFSJ, turma de 2005. Foi Professor Conteudista do Processo Formativo em Educação Ambiental Escolas Sustentáveis e Com-Vida-CEAD/UFOP. Por quatro anos, foi Procurador da Procuradoria Jurídica do Município de Ouro Branco, onde chegou a exercer o cargo de Procurador Geral. É Professor Efetivo das Prefeituras Municipais de Ouro Preto e Ouro Branco, tendo 19 anos de experiência na docência.  É sócio-fundador do Escritório DE Advocacia: Marioza & Viana - Advogados Associados, em Ouro Branco/MG. Iniciou sua produção literária ainda aos 10 anos de idade, escrevendo desde então, romances e poesias. Apesar de dedicar-se mais à poesia erótico-romântica, sempre procura escrever também poesias ligadas à temática ambiental, jurídica e social, por acreditar que a literatura em geral e a poesia, em especial, devem promover a elevação crítica da sociedade.

Data: 17/11 - quinta-feira

8h30 - Roda de Conversa: Juventude Negra e Luta Antirracista | Local: Campus Ibirité
Participantes: Caíque Belchior e convidados Coletivo JUNTOS
Sobre os participantes:
Caique Belchior - estudante de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrante do Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) e militante do movimento negro.
Lorena dos Santos Mendes - formada em Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - Ibirité), professora do Ensino Infantil e Fundamental II, militante do movimento negro e feminista através do Juntos e Juntas.
Igor Cardoso - estudante de Letras da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Ibirité), presidente do Diretório Acadêmico, militante do movimento negro e do Coletivo Juntos.

13h às 15h30 – Oficina: Música popular e cultura brasileira: resgate e resistência frente ao “embraquecimento” auditivo e ao “projeto civilizatório” de nação
Instrutor: Filipe da Silva Moreira
Local: Campus Ibirité

13h às 15h30 - Roda de Conversa: A história da gênese (in)versada da literatura Brasileira: Paula de Brito e a literatura retinta
Convidado: Franz Galvão Piragibe
Local: Campus Ibirité

13h às 15h30 – Oficina: Capoeira: Jogo, luta ou dança? A história de resistência do povo afro-brasileiro
Instrutor: Miguel Theodoro Souza (estudante de Educação Física da UEMG, estagiário e monitor de Capoeira do Grupo Associação Quilombola Raízes de Minas)
Local: Campus Ibirité

13h às 15h30 - Roda de Conversa: O que é Afrofuturismo?
Convidado: Acir Piragibe
Local: Campus Ibirité

9h - Mesa Redonda: União Africana e a História Diplomática
Local: Campus Ouro Branco - Atividade híbrida com transmissão ao vivo pelo canal IF Negro
Convidados: Professor Esterline Gonçalves Género (Universidade de São Tomé e Príncipe) e Christiane Matondo (Comissão da União Africana/AUC - Secretariado da União Africana)
Sobre os participantes: Esterline Gonçalves Género é doutor em Ciências Sociais pela Universidade Técnica de Lisboa, professor e pesquisador da Universidade de São Tomé e Príncipe, diplomata de carreira há mais de 14 anos tendo ocupado postos como Representante Permanente indicado junto à União Africana (2017-2022), Chefe de Gabinete da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa junto ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades (20216-2018), Encarregado de Negócios da Embaixada em Bruxelas (2013-2014) e assumindo interinamente vários postos administrativos no Gabinete de diferentes Ministros de Negócios Estrangeiros. Coordenador do livro Introdução à História Diplomática de São Tomé e Príncipe: rudimentos comedidos (Dez. 2019) e autor de livros como: São Tomé e Príncipe e o seu Futuro-Um olhar atento à União Africana, Vol. I (Fev. 2018), II (Mar. 2018) e III (Ago.2018), Trindade- Referências Biográficas d’ Outrora (2021) e recentemente: A Diplomacia São- Tomense no Feminino. (2022).

13h às 15h – Palestra: A negação do racismo e a importância de uma educação antirracista
Local: Campus Ouro Preto - Atividade híbrida com transmissão ao vivo pelo IFMG Play
Palestrante: Luana Diana dos Santos (Luana Tolentino)
Sobre a palestrante: Luana Tolentino é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG. Professora de História da Educação Básica desde 2008, tem se dedicado à Formação Inicial e Continuada de Professores. É autora do livro "Outra educação é possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula". É colunista da revista Carta Capital e pesquisadora do NEIA -Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade/UFMG.

Data: 18/11 - sexta-feira

8h às 11h | 13h às 17h: Vidas Negras Importam
Coletivo Negro Òmìnira
Local: Campus Bambuí se desloca para CEMEI Criança Feliz - Tapiraí/MG.
O Coletivo Negro Òmìnira leva às escolas da região de Bambuí vivências sobre a importância da educação antirracista.

19h30 às 21h: Encontro aberto do Neabi Bambuí
Local: Campus Bambuí - Salão Nobre

10h40 - Oficina de dança: Estilos Afro-brasileiros
Local: Campus Ouro Branco
Instrutor: Professor Leandro Soares Assunção Rafael (Projeto sociocultural Anjos d' Rua)
Sobre o instrutor: Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão, da Faculdade de Educação da UFMG. Licenciado em Educação Física, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa Pensando a Educação Física Escolar, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Integrante do Observatório da Juventude, da UFMG. Trabalha como Co-coordenador do projeto de extensão Conexão Educação Física, do Centro Pedagógico da UFMG, como Professor do projeto sociocultural Anjos d' Rua e como professor do Colégio Loyola. Tem interesse nos seguintes temas: Recreio Escolar; Juventudes, Identidades, Cultura negra, Trajetórias escolares, Formação de Professores, Educação Física escolar, Inclusão e Lazer.

10h30 - Oficina de Maracatu de Baque Virado para iniciantes
Instrutor: Mestre de cultura Itamar Salviano Borges de Araújo (grupo Maracatrupe)
Local: Campus Ouro Preto

13h- Visita guiada à Mina Du Veloso - Contribuições dos saberes africanos para a construção da cidade
Guia/educador: Luiz Cláudio Alves Viana (Conselho Municipal de Turismo de Ouro Preto)
Local: Ouro Preto
Sobre o guia: Doutorando e mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável / UFMG; bacharel em Turismo pela Ufop; Membro representante da Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto (Famop) no Conselho Municipal de Turismo de Ouro Preto - gestão (2021 - 2023); Membro do Grupo de Pesquisa “Os (des) usos sociais da cultura e as práticas de hospitalidade dentre o turismo e a comunidade local” e do projeto de pesquisa “Turismo Cultural, Patrimônio e relações de hospitalidade em Ouro Preto (MG)”. Experiência em pesquisa de oferta e demanda turística, inventariado de atrativos turísticos, agenciamento e elaboração de roteiros turísticos e monitoramento Interno de atrativo turístico. Publicações sobre Patrimônio Cultural, Turismo Cultural e Turismo Étnico Afro.

18h40 - Palestra: Educação para as relações étnico-raciais na escola: concepções e práticas
Palestrante: Profa. Daise dos Santos Pereira
Local: Campus São João Evangelista

Data: 19/11 - sábado

15h (2:00 pm/EUA) - Palestra: A Filosofia Ubuntu como ferramenta para superação dos problemas atuais enfrentados pela sociedade moderna (ênfase para o período Pós Covid-19 e em meio a Guerra da Ucrânia).
Local: Campus Ouro Branco - Atividade on-line com transmissão ao vivo pelo canal IF Negro.
Palestrante: Professor Cheikh Thiam (Faculdade Amherst - Massachusetts/EUA)
Sobre o palestrante: Professor de Estudos Ingleses e Negros na Faculdade Amherst (Massachusetts/EUA), autor e editor de vários volumes sobre Negritude, Filosofia e Literatura africanas, incluindo Return to the Kingdom of Childhood: Re-envisioning the Philosophical Relevance of Negritude (O Retorno ao Reino da Infância: Revisitando a Relevância Filosófica da Negritude), o primeiro estudo com as dimensões de um livro da teoria da Negritude como filosofia de Leopold Sedar Senghor. Seu próximo livro, Epistemologies from the South: Negritude, Modernity, and the Idea of Africa (Epistemologias do Sul: Negritude, Modernidade, e a Ideia de África) será publicado pela Universidade de Kwa-Zulu Natal (África do Sul) em março de 2023.

Data: 21/11, segunda-feira

13h - Roda de conversa: Tranças, cabelos e diáspora
Instrutora: Trancista Viviana Íris
Local: Campus Bambuí, Salão Nobre

19h30 às 21h - Mesa: A quem serve a Educação para Relações Étnico-raciais
Convidados: Professores da Especialização em Educação para Relações Étnico-raciais do IFMG
Local:  Campus Bambuí, Salão Nobre - Atividade híbrida com transmissão ao vivo pelo canal IF Negro

Data: 22/11, terça-feira

8h às 9h30 - Oficina de Capoeira
Instrutor: Marcelo Martins
Local: Campus Bambuí, Anfiteatro aberto

15h30 às 17h – Minicurso: O mito da democracia racial
Instrutor: Rafael Âmbar
Local: Campus Bambuí, Salão Nobre

19h30 – Palestra: As relações Étnico-raciais e a branquitude
Local: Campus Bambuí, Salão Nobre - Atividade híbrida com transmissão ao vivo pelo IFMG Play
Palestrante: Maristela Abadia Guimarães
Sobre a palestrante: Doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Graduada em Letras e Literaturas de Língua Portuguesa pela mesma Universidade. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTECE. Membro filiado à Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros (ABPN). Membro da Coordenação Colegiada do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira - NUMDI/IFMT. Professora do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso. Ouvidora IFMT

25/11, sexta-feira

18h40 - Palestra: Pedagogia Crítica e Etnomatemática no Quilombo São Félix/MG
Palestrante: Denília Andrade Teixeira dos Santos
Local: Campus São João Evangelista

28/11, segunda-feira

9h40 - Roda de Conversa: “20 de novembro”: o que reconhecer e o que comemorar
Convidado: Prof. Filippe de Mello Lopes (Unipac - Barbacena e membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia)
Local: Campus Bambuí - Salão Nobre

12h às 14h30 – Oficina: Tamborzada Brincante
Local: Campus Sabará
Convidado: Cláudio Emanuel dos Santos
Sobre o convidado: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Educação no Programa Conhecimento e Inclusão em Educação da Faculdade de Educação da UFMG. Atualmente é professor do Centro Pedagógico da UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Cultura e Sociedade, em Arte-educação, na área do brincar. Músico percussionista e Articulador cultural.

29/11, terça-feira

9h30 às 11h15: Vidas Negras Importam
Coletivo Negro Òmìnira (O Coletivo Negro Òmìnira leva às escolas da região de Bambuí vivências sobre a importância da educação antirracista.)
Local: Campus Bambuí se desloca para a Escola Estadual José Alzamora - Bambuí/MG.

30/11, quarta-feira

13h - Mesa: Práxis “Identidade Racial”
Participantes: Márcia Cesário, Fernanda Efrem e Elias Pedro Rosa
Local: Campus São João Evangelista

Data: 01/12, quinta-feira

13h - Roda de conversa: O quê que meu cabelo tem?
Local: Campus São João Evangelista
Convidada: Fernanda Efrem Natividade Ferreira
Sobre a convidada: Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Saúde e Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é professora do ensino básico, técnico e tecnológico do IFMG. Tem experiência na área de Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação nutricional, avaliação de inquéritos alimentares.

14h45 – Oficina: Feminismo Negro
Local: Campus São João Evangelista
Instrutora: Kátia Franciele Corrêa Borges (IFMG)
Sobre a instrutora: Natural de Montes Claros/MG. Graduada em História pela Unimontes. Especialista em História do Brasil e Educação a Distância. Mestre em Desenvolvimento Social pela Unimontes, doutora em História pela UFJF. Autora dos Livros: Santa, esposa-mãe e professora (2013) e Fiar, tecer e rezar: a história das operárias na Fábrica de Tecidos do Biribiri (2022). Desenvolve pesquisas na área História do Brasil Contemporâneo, com ênfase em História das Mulheres, Feminismos, Mundos do Trabalho e História Regional. Atuou como Coordenadora de Projetos Sociais do Orfanato de Montes Claros (2008/2009); como Professora de História da Educação Básica (2002-2007) e do Magistério Superior (2010-2022); Parecerista técnica de Material Didático para cursos de EAD (2020); Revisora dos periódicos Em tempo de Histórias e Revista Transversos. É pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa em Estudos de Gênero e Violência GPEG/Unimontes. Atualmente é Professora Visitante no Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG (Campus São João Evangelista) onde coordena e desenvolve o projeto de pesquisa Hashtag(s) Movimento de Mulheres: história e discursos dos novos ativismos femininos na rede.

Data: 2/12, sexta-feira

18h - Mostra de animação e debate (inspirada no livro Cidadania Negada)
Condutora: Sandra Regina Amaral
Local: Campus São João Evangelista