Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluna do campus Sabará conta como está sendo a experiência do Internacionaliza IFMG

publicado: 10/03/2017 11h23, última modificação: 10/03/2017 11h25
Exibir carrossel de imagens Estudante do Campus Sabará no Instituto Politécnico de Guarda.

Estudante do Campus Sabará no Instituto Politécnico de Guarda.

Estudantes de diversos campi estão participando do programa Internacionaliza IFMG, em Portugal. Os alunos irão desenvolver pesquisas nos institutos politécnicos de Bragança, Guarda e Porto, durante cinco meses. A ação é fruto da primeira edição do programa que tem como principal finalidade promover a mobilidade acadêmica dos estudantes para instituições de Portugal.

A estudante do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do IFMG Campus Sabará, Patrícia Scoralick, está participando do programa e nos enviou um depoimento contando como tem sido sua experiência até o momento. Confira:

"Embarquei em Belo Horizonte à tarde, dia 15/02, e passei por Campinas, depois em seguida para Lisboa. Chegando dia 16/02, bem cedo.  Fiquei 3 dias em Lisboa, os dias que antecederiam ao início das aulas. Aproveitei para passear e conhecer a cultura Portuguesa. É muito fácil se encantar por aqui, pois os lugares são bonitos, cuidados e limpos. As pessoas são cordiais e bem agradáveis. Conheci lugares como a Torre de Belém, o famoso estabelecimento Pastéis de Belém, o Elevador de Santa Justa, de onde se vê Lisboa toda do alto e, o Mosteiro dos Jerônimos, onde tive o privilégio de assistir uma Missa e agradecer a Deus por essa oportunidade que estou tendo.
               No dia 19/02 vim para o Distrito de Guarda, onde se localiza o IPG-Instituto Politécnico da Guarda, que em parceria firmada com o IFMG, nos recebeu para o estudo e desenvolver a pesquisa. O frio aqui realmente é muito frio, como haviam me falado. Chegou um dia a -3°C, nevou um dia e foi uma experiência única pra mim. O calor ainda está longe, mas essa semana fez 20°C, e essa temperatura aqui já é muito quente.
              Na cidade de Guarda,  pude ver um Carnaval bem diferente, muito interessante. Alegre e bem regional, onde eles fazem uma manifestação expondo os problemas que a cidade enfrenta com vídeos nos telões, de forma crítica mas bem humorada. Tem apresentações no palco, e a Queima do Galo, que acontece na praça da Velha Guarda, em frente a Catedral da Sé, e esse Galo representa todos os problemas das pessoas e da cidade, que durante a semana colocam escritos lá e são queimados junto dele.
            As aulas e  a orientação da pesquisa começaram dia 20/02. É bem notável a diferença na didática de ensino aqui, comparando com a do Brasil em geral. É puxado, mas de forma positiva. Já no primeiro dia de aula escutei uma professora falando pra turma “Quanto mais tempo tu passaste a toa pior para ti é, então leiam esse livro de 50 páginas para aula de amanhã.” E no outro dia todos tinham lido. É muito admirável a dedicação dos alunos e também  o respeito com os professores. Em geral todos são receptivos aos estrangeiros que chegam, independente de qual país são, eles são pacientes quanto à diferença na linguagem.
            Está sendo ótimo, tanto a estadia, quando o estudo e o desenvolvimento da pesquisa. Sei que ainda tem muito trabalho pela frente, mas sigo confiante e positiva pois tenho uma boa coordenação do IFMG Sabará, o acompanhamento do  IFMG-ARINTER, e a orientação no IPG."