Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunas do curso de BSI participam do evento internacional Rails Girls

Alunas do curso de BSI participam do evento internacional Rails Girls

publicado: 14/10/2016 13h07, última modificação: 17/10/2016 09h52
Colaboradores: Patricia Scoralick.
Exibir carrossel de imagens Estudantes de BSI no evento internacional Rails Girls.

Estudantes de BSI no evento internacional Rails Girls.

Acadêmicas do curso de Bacharelado em Sistemas da Informação do IFMG Campus Sabará participaram do evento internacional Rails Girls, que foi realizado em Belo Horizonte, nos dias 7 e 8 de Outubro de 2016 no Escritório ThoughtWorks, no Boulevard Corporate Tower.

Nayane Gomes (de Belo Horizonte), Patrícia Oliveira (de Santa Luzia) e Patrícia Scoralick (de Sabará), são integrantes do Projeto de Extensão Meninas Digitais – IFMG Sabará, tendo como coordenadora a Professora Cristiane Norbiato Targa. O Projeto apontou o evento Rails Girls como um dos modelos para o desenvolvimento de sua equipe.

O Rails Girls foi fundado por Linda Liukas e Karri Saarinen, em Helsinque, Finlândia, em 2010. Desde então dominou diversos países, atraindo mulheres de todas as áreas do mercado de trabalho.

O objetivo principal do evento é dar ferramentas e suporte para as mulheres na área da Tecnologia da Informação, lembrando-as que são as pioneiras desse setor que hoje é tão decisivo no mercado competitivo e provavelmente do qual o futuro depende.

"A experiência pra mim foi simplesmente fantástica, foi muito bem planejado muito atenciosos eu não tenho nada do que reclamar, conhecer uma nova linguagem ter novas experiências e sempre bom e no próximo eu já vou garantir meu lugarzinho eu simplesmente amei tudo." Depoimento: Patrícia Oliveira.

Hoje é realizado na Suíça, Polônia, Países Baixos, Equador, Estados Unidos, Romênia, Bélgica, Japão, Bulgária, Luxemburgo, Reino Unido e aqui no Brasil. É gratuito e as participantes tem acompanhamento de coachs altamente capacitados para dar suporte no desenvolvimento em Ruby, abrindo as portas para as mulheres e mostrando que é possível aprender a programar, criar um site, desenvolver um aplicativo, independente da sua área de atuação e sem privilégios de gênero.

Quem quiser participar desse grandioso evento pode conferir no site http://railsgirls.com a agenda completa, com os próximos locais no Brasil, sendo eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Maceió, Porto Alegre, Brasília. Para se preparar para o evento ou revisar o que aprendeu, tem guias no site traduzido para 10 idiomas, além das informações sobre as etapas do evento e o código de conduta.

O Meninas Digitais - IFMG Sabará tem muito em comum com o Rails Girls, pois surgiu especialmente no curso de Bacharelado em Sistemas da Informação para dar apoio às mulheres dentro do ambiente acadêmico, dentre outras atividades, como apresentar o curso para estudantes do Ensino Médio em Sabará, mostrando o que o IFMG tem a oferecer.

O evento foi interessante e proveitoso desde a recepção até o encerramento. Como acadêmicas do BSI  buscamos absorver o máximo possível de informação, para assim, repassarmos as demais integrantes do Meninas Digitais-Sabará que não puderam participar. No evento desenvolvemos um projeto, que foi apresentado no final para todos os participantes. Além do conhecimento teórico e prático  que adquirimos, tem outros fatores importantes como o compartilhamento de informações, a integração com pessoas de Belo Horizonte e região Metropolitana, conhecer o time de uma empresa de porte internacional como a ThoughtWorks e sentir que estamos todos com o pensamento voltado para as mulheres, não apenas no mercado de trabalho mas na Tecnologia da Informação.