Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do IFMG Campus Sabará são premiados em maratona de inovação do setor de mineração

Estudantes são do Campus Sabará e cursam as graduações em Engenharia de Controle e Automação e Sistemas de Informação
publicado: 03/10/2022 14h45, última modificação: 03/10/2022 14h45

Entre os dias 12 e 15 de setembro os alunos do Campus Sabará, Maria Eduarda Celestino (Engenharia de Controle e Automação) Lucas Emanuel, e Rafael Siqueira (Sistemas de Informação), além de outros dois discentes (do Cefet – MG e UFMG) participaram do primeiro Hackathon de mineração, promovido pelo Mining Hub - O Hub da Mineração, uma maratona de inovação para o setor de mineração.

O desafio proposto foi solucionar de forma preditiva os problemas de entupimento nas plantas de mineração. A ideia proposta pela equipe foi a criação de um sistema que prevê o risco de entupimento de chutes, monitorando as propriedades do material como granulometria e umidade. Assim, eles garantiram o 2° lugar na competição, além de receberem o prêmio de R$ 10 mil."

Hackathon
Hackathon significa maratona de programação. O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar) e “marathon” (maratona). Sendo assim, o Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software ou solução tecnológica que atenda a um fim específico. A maratona pode durar entre um dia ou uma semana.