Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do IFMG Campus Sabará são premiados em maratona de inovação do setor de mineração
conteúdo

Notícias

Alunos do IFMG Campus Sabará são premiados em maratona de inovação do setor de mineração

Estudantes são do Campus Sabará e cursam as graduações em Engenharia de Controle e Automação e Sistemas de Informação
publicado: 03/10/2022 14h45, última modificação: 03/10/2022 14h45

Entre os dias 12 e 15 de setembro os alunos do Campus Sabará, Maria Eduarda Celestino (Engenharia de Controle e Automação) Lucas Emanuel, e Rafael Siqueira (Sistemas de Informação), além de outros dois discentes (do Cefet – MG e UFMG) participaram do primeiro Hackathon de mineração, promovido pelo Mining Hub - O Hub da Mineração, uma maratona de inovação para o setor de mineração.

O desafio proposto foi solucionar de forma preditiva os problemas de entupimento nas plantas de mineração. A ideia proposta pela equipe foi a criação de um sistema que prevê o risco de entupimento de chutes, monitorando as propriedades do material como granulometria e umidade. Assim, eles garantiram o 2° lugar na competição, além de receberem o prêmio de R$ 10 mil."

Hackathon
Hackathon significa maratona de programação. O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar) e “marathon” (maratona). Sendo assim, o Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software ou solução tecnológica que atenda a um fim específico. A maratona pode durar entre um dia ou uma semana.